Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República por ocasião da visita à Alcaldia de Lima
Alcaldia, Lima, Peru, 19 de abril de 2013

Quero agradecer-lhe, Senhora Alcalde, o caloroso acolhimento que me tem sido dispensado, bem como a todos os que me acompanham nesta Visita, pelas autoridades de Lima.

Agradeço também, muito sensibilizado, a atribuição da Chave da Cidade, que recebo, com grande honra, em meu nome pessoal e em nome de todos os Portugueses.

Saúdo, através de Vossa Excelência, uma das mais simbólicas cidades da América Latina, que se destaca pelo importante património histórico e arquitetónico e pelo dinamismo da sua economia e da sua vida cultural e artística.

Com muita satisfação, tive hoje oportunidade de percorrer algumas ruas do Centro Histórico da Cidade de Lima, declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Visitei alguns dos edifícios mais emblemáticos, como o Convento de São Francisco. Foi uma visita que realizei com particular emoção, por saber que a sua reconstrução, após o terramoto de 1655, foi obra de um arquiteto português, D. Constantino Vasconcellos.

Tive igualmente oportunidade de ver a Casa de Correos e Telegrafos de Lima, outro edifício marcante do centro histórico desta cidade e também obra de um arquiteto português que aqui viveu, Raul Maria Pereira.

Senhora Alcalde,

As relações bilaterais entre o Peru e Portugal conhecem um dinamismo sem precedentes. O Peru está a despertar o interesse e a curiosidade de muitos portugueses e a converter-se num polo de atração para investimentos das nossas empresas. Existem muitas oportunidades de intercâmbio que devemos saber aproveitar em benefício mútuo. A cooperação ao nível municipal, entre os representantes do poder local, é, seguramente, uma fonte enriquecedora de conhecimento recíproco e de troca de experiências.

As capitais dos nossos dois países, Lima e Lisboa, são membros ativos da União das Cidades Capitais Ibero-americanas. Estou convencido de que a cooperação entre as nossas capitais é um valor acrescentado no diálogo bilateral, um valor que fortalece a nossa Comunidade Ibero-americana.

Senhora Alcalde,

Como Vossa Excelência tão bem sabe, o relacionamento entre os países constrói-se em várias dimensões. Os laços que soubermos estabelecer ao nível do poder local e entre os cidadãos, designadamente através da partilha de conhecimentos, saberes e experiências e da conceção de projetos comuns, cimentam e densificam, sem dúvida, as bases em que esse nosso relacionamento pode assentar e florescer.

É com esta convicção, Senhora Alcalde, que quero agradecer, uma vez mais, a hospitalidade com que fomos recebidos e desejar as maiores felicidades aos habitantes desta cidade única, que apaixona todos os que têm o privilégio de a visitar.

Muito obrigado.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.