Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Assembleia Geral das Nações Unidas
Assembleia Geral das Nações Unidas
Nova Iorque, EUA, 28 de setembro de 2015 ler mais: Assembleia Geral das Nações Unidas

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção do Presidente da República no Jantar em honra dos Chefes de Estado e de Governo Ibero-Americanos
Palácio da Ajuda, 30 de Novembro de 2009

Majestade,
Senhores Presidentes,
Senhores Chefes de Governo,
Senhores Ministros,
Senhores Convidados Especiais
Minhas Senhoras e meus Senhores,

É com grande satisfação que eu e minha Mulher vos acolhemos aqui, esta noite, neste Palácio, reflexo da nossa História, uma História profundamente marcada pela força dos laços que nos unem.

A todos recebemos como amigos especiais, como membros de uma mesma família. É assim que os portugueses vêem os vossos povos e países. E é deste sentimento partilhado que se faz o cimento da nossa Comunidade.

Uma Comunidade que remete a uma herança cultural em que todos nos reconhecemos e de que nos orgulhamos, sem prejuízo da diversidade que nos caracteriza. Uma Comunidade que se edifica sobre valores e princípios.

Muito temos sabido construir, desde a nossa primeira Cimeira, em Guadalajara. Disso mesmo é testemunha privilegiada S. M. o Rei de Espanha, nosso decano, com a sua estimulante e mobilizadora presença, em todas as Cimeiras que, desde então, tiveram lugar.

Mas muito temos para fazer.

As Cimeiras Ibero-Americanas e a multiplicidade de Encontros em que se afirma, nos nossos dias, a vida da nossa Comunidade, constituem uma enorme mais-valia num Mundo em que vivemos. A complexidade e a natureza global dos problemas tornam cada vez mais evidente a necessidade da cooperação e da coordenação de posições entre Estados.

Temos o dever, perante os nossos Povos, perante as gerações futuras, de tirar pleno partido das múltiplas oportunidades que a pertença a esta Comunidade nos oferece.

Estou certo de que, com o vosso contributo, a Cimeira do Estoril será mais um passo marcante na consolidação do nosso projecto comum. Pelos seus resultados e pelos caminhos de futuro que as suas conclusões permitirão trilhar.

Celebrando o que nos une e as oportunidades que a Comunidade Ibero-Americana nos oferece, peço a todos que se juntem a mim e à Minha Mulher num brinde ao futuro da nossa Comunidade e à prosperidade dos Povos Ibero-Americanos.

Muito obrigado

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.