Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
Lisboa, 8 de janeiro de 2016 ler mais: 30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias

MENSAGENS

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Presidente da República felicitou as vilas de Idanha-a-Nova e de Óbidos pela inclusão na lista das Cidades Criativas UNESCO

O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações às vilas de Idanha-a-Nova e de Óbidos que foram hoje designadas pela UNESCO Cidades Criativas.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

“Foi com muita satisfação que tomei conhecimento da inclusão pela UNESCO das vilas de Idanha-a-Nova e de Óbidos na lista das Cidades Criativas, a primeira na categoria de vila da música e a segunda na categoria de vida literária.

Ao inscrever estas duas vilas entre as povoações que, em todo o mundo, se distinguem pela sua criatividade nos vários domínios da cultura, a UNESCO está a premiar não só o valor intrínseco do património e das atividades culturais regularmente promovidas em Óbidos e em Idanha-a-Nova, como também o trabalho e o empenho dos seus habitantes, em particular dos seus autarcas, na defesa da sua identidade.

As populações destas vilas estão de parabéns, assim como todos os que, de algum modo, contribuíram para o sucesso das candidaturas, designadamente aqueles que, ao longo de anos, têm apostado em iniciativas culturais onde a inovação se conjuga com a fidelidade às raízes e a cultura erudita se alia às tradições locais.

Com o sucesso destas candidaturas, o património material e imaterial de Idanha-a-Nova e de Óbidos ganharão, por certo, uma outra projeção, tanto internamente como no estrangeiro, consagrando assim a visão e consistência das apostas feitas pelos responsáveis locais em prol das suas comunidades.

Saúdo, pois, todos aqueles que, um pouco por todo o País, como demonstram as sucessivas distinções atribuídas pela UNESCO a sítios e bens portugueses, continuam a trabalhar para a preservação e promoção da inestimável herança cultural de que o País dispõe, para maior benefício das populações e de quantos as visitam.

Aníbal Cavaco Silva”

11.12.2015

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.