O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências à Família do cineasta Manoel de Oliveira.
É o seguinte o teor da mensagem de condolências do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
“Foi com profundo pesar que tomei conhecimento da morte de Manoel de Oliveira, símbolo maior do cinema português no mundo e um dos nomes mais significativos da história da 7ª Arte.
Para além da sua qualidade artística, internacionalmente reconhecida e premiada com os mais importantes galardões, a obra de Manoel de Oliveira ficará para sempre como um testemunho inconfundível da cultura portuguesa, que ele soube interpretar como ninguém, tanto na sua dimensão popular, como na sua dimensão erudita. Desde as populações da zona ribeirinha do Douro, imortalizadas no seu primeiro filme, até ao Padre António Vieira, passando pelos romances de Camilo ou de Agustina, a galeria imensa dos seus personagens está atravessada por um humanismo profundo, ao mesmo tempo português e universal.
O conjunto da sua obra constitui um monumento da cultura portuguesa e, ao mesmo tempo, um património que foi desde há muito reconhecido além-fronteiras. Através dos seus filmes, o nome de Portugal foi levado a todo o mundo e Manoel de Oliveira tornou-se uma referência na arte do nosso tempo.
Em nome dos Portugueses e em meu próprio nome, apresento as mais sinceras condolências à Família de Manoel de Oliveira.
Aníbal Cavaco Silva”
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.