O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências dirigida ao Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, pela morte do Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá.
É o seguinte o teor da mensagem de condolências do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
"Senhor Presidente,
Foi com profunda consternação que acabei de tomar conhecimento da notícia do falecimento do Presidente Malam Bacai Sanhá. Quero, em meu nome pessoal e em nome do Povo português, apresentar a Vossa Excelência, ao Povo guineense e à família enlutada, os sentimentos do nosso mais profundo pesar.
Neste momento de luto e de dor para o povo guineense, gostaria de assinalar o contributo do Presidente Malam Bacai Sanhá, no exercício da mais Alta Magistratura da Guiné-Bissau, para o estreitamento da amizade e da cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, bem como para a defesa dos princípios e valores que unem os nossos povos e que partilhamos no quadro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Malam Bacai Sanhá deixa um legado de coragem pessoal na luta contra a doença e de determinação política na luta pelos valores da democracia, pela preservação do normal funcionamento das instituições e pelo respeito pela ordem constitucional da Guiné-Bissau.
Estou seguro que o povo guineense e as suas instituições, civis e militares, saberão estar à altura deste legado, dando continuidade aos esforços na consolidação do caminho pacífico e democrático de desenvolvimento social e económico.
Neste momento difícil, quero reiterar-lhe o firme e empenhado apoio de Portugal aos esforços da Guiné-Bissau em prol da paz, da consolidação da democracia e do desenvolvimento económico e social.
Aníbal Cavaco Silva"
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.