O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao ensaísta Eduardo Lourenço pela atribuição do Prémio Pessoa 2011.
É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
"Ao tomar conhecimento da atribuição do Prémio Pessoa 2011 a Eduardo Lourenço, felicito calorosamente o galardoado e o júri deste prestigiado Prémio.
Eduardo Lourenço é um dos maiores vultos da cultura portuguesa.
Ensaísta e filósofo com uma vastíssima obra, soube pensar, como poucos, Portugal e os seus destinos. Ao longo de décadas, a sua reflexão livre e profunda alcançou projecção internacional, interpelando quotidianamente os Portugueses com análises críticas de uma enorme lucidez e de uma exemplar independência de espírito. Intelectual de uma integridade admirável, intuiu problemas cuja existência desconhecíamos. Conduzindo-nos pelo labirinto da saudade – título de um dos seus livros mais conhecidos –, desbravou caminhos para uma meditação mais densa e frutuosa sobre o País que somos, sobre a nossa Cultura e sobre o lugar que ocupamos na Europa e no Mundo.
A atribuição do Prémio Pessoa a Eduardo Lourenço representa um acto de justiça e, ao mesmo tempo, de homenagem à trajectória intelectual do maior ensaísta português da nossa contemporaneidade.
Aníbal Cavaco Silva"
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.