Senhor Presidente eleito e prezado Amigo,
Confirmada a eleição de Vossa Excelência para a Presidência da República Francesa, peço-lhe que aceite, em nome do Povo português e no meu próprio, as mais calorosas felicitações e os votos do maior sucesso no desempenho do mandato que o povo francês lhe confiou de uma forma tão expressiva e participada.
Neste momento, recordo com particular satisfação os contactos que tive a oportunidade de manter com Vossa Excelência, desde logo alguns dias antes da minha tomada de posse como Presidente da República Portuguesa. Lembro o forte empenho que Vossa Excelência me manifestou quanto ao reforço das relações de amizade e cooperação que unem os nossos dois países, bem como as palavras de particular apreço que sempre lhe mereceram os muitos portugueses que contribuem, com o seu esforço e trabalho, para o desenvolvimento e progresso da França.
Portugal e a França partilham o mesmo destino europeu e a mesma visão de uma União Europeia que se afirme como um espaço de paz, de democracia, de justiça, de estabilidade, de segurança e de prosperidade para todos os seus membros. Num momento em que a União Europeia se vê confrontada com importantes desafios, estou certo de que a acção de Vossa Excelência constituirá um importante contributo para que saibamos tirar partido das oportunidades que se nos oferecem.
Reiterando a Vossa Excelência as minhas calorosas felicitações, peço-lhe que aceite os votos que formulo pelo seu bem-estar pessoal e pelo progresso crescente do Povo francês.
Aníbal Cavaco Silva
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.