O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pela sua reeleição.
É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
"Por ocasião da recondução de Vossa Excelência como Secretário-Geral das Nações Unidas, quero endereçar-lhe, em nome de Portugal e no meu próprio, calorosas felicitações e sinceros votos de continuado sucesso na liderança das Nações Unidas.
No decurso do primeiro mandato de Vossa Excelência, as Nações Unidas foram chamadas a enfrentar desafios de grande exigência e complexidade como foi o caso da resposta a desastres naturais, a crise alimentar mundial, conflitos regionais, a promoção de um mais equilibrado desenvolvimento económico e humano, bem como a prossecução da sua própria reforma administrativa. A reeleição de Vossa Excelência constitui a garantia de que as Nações Unidas continuarão a assumir um papel insubstituível na resposta efectiva a todos estes desafios com os quais o mundo actualmente se confronta.
No decurso do actual mandato no Conselho de Segurança, e para além dele, quero assegurar-lhe que sempre encontrará em Portugal um aliado firmemente comprometido com os valores da Carta das Nações Unidas, empenhado na protecção dos Direitos Humanos e no fortalecimento do papel do Sistema das Nações Unidas na promoção da paz, da segurança e de uma ordem internacional mais justa e equilibrada.
Reiterando a Vossa Excelência as minhas felicitações, peço-lhe que aceite, Senhor Secretário-Geral, os votos que formulo pelo seu bem-estar pessoal e pelo sucesso do seu segundo mandato.
Aníbal Cavaco Silva”
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.