O Museu da Presidência da República completa dez anos de atividade e, no âmbito da celebração do aniversário da Implantação da República, reabre no próximo dia 5 de outubro, após renovação do seu modelo expositivo.
Com várias iniciativas de entrada livre nesse dia, nomeadamente espetáculos musicais, o Museu apresenta núcleos expositivos reformulados, mantendo o percurso pela História da República portuguesa, através do qual o visitante fica a conhecer os símbolos nacionais, a biografia e os poderes presidenciais ao longo da história, as visitas e os presentes de Estado e as ordens honoríficas.
A Galeria dos Retratos exibirá uma nova distribuição que, além de permitir uma melhor observação dos retratos oficiais dos Presidentes, apresenta postos multimédia com informação detalhada sobre a biografia de cada Presidente.
Renovada foi, também, a componente audiovisual do Museu, possibilitando o reforço de temáticas contíguas à instituição presidencial, como o Palácio de Belém, as Primeiras-Damas e o Palácio da Cidadela de Cascais.
A loja do museu foi reorganizada em função do acolhimento dos grupos e da circulação das pessoas com mobilidade reduzida.
As iniciativas que têm decorrido desde 2004 foram compiladas no livro “Museu da Presidência da República 2004-2014”, que será disponibilizado na loja do Museu.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.