Por ocasião do 50º aniversário da primeira expedição científica às Ilhas Selvagens, o Presidente da República vai visitar o sub-arquipélago atlântico localizado mais a sul no território nacional, a fim de sublinhar a importância das suas dimensões científica, ambiental e estratégica.
A visita tem início no dia 18 de julho, incluirá uma deslocação à Selvagem Pequena, o embarque no navio oceanográfico “Gago Coutinho” e a pernoita na Selvagem Grande, de onde o Presidente Aníbal Cavaco Silva partirá às primeiras horas da manhã de dia 19, de regresso a Lisboa.
A relevância do património natural das Ilhas Selvagens nas suas várias componentes, reconhecida por organizações internacionais, será destacada durante a visita do Presidente, que coincidirá com a presença de missões científicas e de investigadores nas águas do sub-arquipélago e que constituirá nova oportunidade para dar ênfase ao Mar enquanto desígnio nacional.
Além de acompanhar o trabalho em curso das missões científicas e de contactar com dirigentes de instituições que promovem uma exploração sustentada do Mar, o Presidente da República reunir-se-á com os responsáveis da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que se tem dedicado a preservar várias espécies, o ecossistema e a biodiversidade.
Durante a visita, serão também apresentadas ao Presidente da República as atividades desenvolvidas no âmbito da Extensão da Plataforma Continental Portuguesa e da Estratégia Nacional para o Mar.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.