Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

ATUALIDADE

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Exposição “Presidentes de Portugal” inaugurada no Porto ficará patente até 31 de Julho na Câmara Municipal

Integrada nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2006, é inaugurada no próximo dia 9 de Junho, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto, a exposição “Presidentes de Portugal”, uma iniciativa do Museu da Presidência da República. Estará presente na cerimónia de inauguração o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Esta mostra – que integra cerca de 300 peças e 200 documentos, seleccionados da colecção do Museu da Presidência da República, mas também de outras instituições e coleccionadores particulares –, tem por objectivo traçar um percurso histórico e político de Portugal através da biografia política das 18 personalidades que, até à data, exerceram a mais alta magistratura da Nação.

Ao longo de uma sequência cronológica, o visitante ficará a conhecer melhor a instituição presidencial portuguesa e a sua história, através de documentos, objectos pessoais dos antigos chefes do Estado e presentes de Estado.

Objectos como a impressionante salva de prata recebida por António José de Almeida durante a sua visita ao Brasil, em 1922, por ocasião das comemorações do centenário da independência, a espada usada por Manuel Gomes da Costa aquando do “28 de Maio de 1926” ou o “lullik” timorense oferecido pelo Presidente Xanana Gusmão a Jorge Sampaio, em 2002, são apenas alguns exemplos de peças que vai ser possível admirar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto.

O exercício do poder presidencial está também representado através de alguns documentos simbólicos: é o caso da Constituição de 1911, promulgada durante a presidência de Teófilo Braga; do original do discurso proferido por Bernardino Machado, em 1916, durante a visita ao Corpo Expedicionário Português destacado na I Guerra Mundial – naquela que foi a primeira viagem de um Presidente da República Portuguesa ao estrangeiro –, ou do diário de bordo do cruzador Adamastor, com o registo dos acontecimentos do 5 de Outubro de 1910.

No que ao período do Estado Novo diz respeito, estará exposta, entre muitos outros documentos, uma carta de Salazar para o Presidente Óscar Carmona, datada de 1934, na qual o presidente do Conselho ameaçava apresentar a demissão, e a agenda pessoal do Presidente Américo Tomás relativa ao ano de 1968, na qual o chefe do Estado comenta a doença de Salazar e a consequente decisão de nomear Marcelo Caetano para o substituir.

Entrando na Democracia, o visitante poderá ver o original do discurso lido, em directo na televisão, pelo Presidente António de Spínola, no dia 30 de Setembro de 1974, em que o então chefe do Estado resignou ao cargo, a carta de formalização do pedido de adesão de Portugal à CEE, em Março de 1977, assinada pelo então primeiro-ministro e futuro Presidente da República Mário Soares, o original do decreto de dissolução da Assembleia da República, de Dezembro de 2004, assinado por Jorge Sampaio, ou o “Roteiro para a Inclusão”, realizado pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva, em Maio passado.

A exposição conta ainda com uma “Galeria Iconográfica” onde será possível admirar representações (pinturas a óleo, pastel, escultura e alguns gessos) dos Presidentes da República Portuguesa de autoria de alguns dos mais importantes artistas portugueses: Teixeira Lopes, Columbano Bordalo Pinheiro, Eduardo Malta, Marques da Silva, Júlio Pomar ou Paula Rego, entre outros. Destaque para o retrato de Jorge Sampaio, de autoria de Paula Rego, realizado pela artista na mesma altura em que pintou o retrato oficial.

Em complemento à exposição, que poderá ser visitada até 31 de Julho, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, o Museu da Presidência da República edita a monografia “Presidentes de Portugal” – um resumo biográfico e político dos 18 Presidentes da República, de 1910 à actualidade.

08.06.2006

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.