O Presidente da República visita na próxima sexta-feira, 28 de Maio, três centros de transplantação – dois em Lisboa e um em Coimbra – num gesto de reconhecimento público da importância destes centros para o êxito que Portugal tem alcançado nesta área.
O Hospital Curry Cabral e o Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, e os Hospitais da Universidade de Coimbra foram as unidades escolhidas por se tratar de centros com grande actividade, relevância técnica e pioneirismo na transplantação em Portugal.
No seu conjunto, já efectuaram vários milhares de transplantações, o que correspondeu à possibilidade de cura e de nova vida plena para um número muito elevado de pessoas. Todas as unidades contam com mais de 1000 transplantações efectuadas.
Portugal é um dos países com maior actividade de transplantação de órgãos e tecidos e, a par da Espanha, é líder mundial em termos do número de dadores de órgãos por milhão de habitantes.
O constante crescimento dos números de transplantações efectuadas com êxito tem mantido o país sempre na frente desta actividade de Medicina e Cirurgia, em termos mundiais. Portugal está, hoje, tecnicamente habilitado para a realização da grande maioria das diversas tipologias de transplantação.
As transplantações mais frequentes em Portugal são a renal, a hepática, a de medula óssea e a cardíaca, no caso dos órgãos, e de córnea no que diz respeito a tecidos.
Com as visitas às três unidades de transplantação, o Presidente da República manifesta também o seu apreço e reconhecimento aos dadores e às suas famílias, bem como a todos os técnicos que tornam possível o número de transplantações efectuadas.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.