O Presidente Cavaco Silva oferece um almoço, dia 15 de Dezembro, no Palácio de Belém, aos membros do Grupo de Embaixadores acreditados em Portugal, que falam a Língua Portuguesa, assinalando, deste modo, a sua criação e início de actividades.
A iniciativa de criação deste grupo partiu de um conjunto de Embaixadores residentes em Portugal que falam português e que pretendem utilizar esse traço de união para desenvolverem iniciativas comuns. O Grupo conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Desde o início do seu mandato, o Presidente tem atribuído uma particular atenção à valorização e afirmação internacional da língua portuguesa, uma prioridade da actual Presidência Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nesse contexto, defendeu, ainda este ano, perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, a constituição do Português como língua oficial da ONU, objectivo que veio a ser endossado pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, num encontro promovido pelo Presidente da República, à margem da Assembleia Geral.
O processo de criação do grupo dos Embaixadores acreditados em Portugal que falam português – que reúne já mais de 30 Chefes de Missão – mereceu, desde o seu início, o acompanhamento e incentivo do Presidente da República, por traduzir o reconhecimento, pela comunidade diplomática, da importância que a língua portuguesa assume nos dias de hoje, designadamente no âmbito internacional.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.