Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita às salinas
Visita às salinas
Rio Maior, 3 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita às salinas

PRESIDÊNCIA DIRETA

Veja as Imagens | ATUALIDADE

Presidente da República reuniu Conselho Superior de Defesa Nacional (1)
Presidente da República reuniu Conselho Superior de Defesa Nacional (2)

Clique na imagem para ampliar.

ATUALIDADE

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Presidente da República reuniu Conselho Superior de Defesa Nacional

O Presidente da República reuniu, em sessão ordinária, o Conselho Superior de Defesa Nacional.

No final da reunião, que decorreu no Palácio de Belém, foi lido o comunicado pelo Secretário do Conselho, General Goulão de Melo.

É o seguinte o teor do comunicado:

"Na sequência de deliberação anterior, o Conselho foi informado sobre o estudo relativo aos actuais empenhamentos de forças militares portuguesas em Teatros de Operações no exterior e, em particular, sobre a possível redução de efectivos em alguns deles, tendo em consideração os objectivos e compromissos nacionais no quadro das relações internacionais assumidas.

O Governo apresentou o quadro dos empenhamentos de forças militares previstos para o ano de 2007, no âmbito das seguintes Organizações Internacionais, aos quais o Conselho deu parecer favorável:

Aliança Atlântica:

  • Manutenção da participação no Afeganistão, até Fevereiro de 2008, procedendo-se entretanto à reavaliação do tipo de participação a partir daquela data.
  • Manutenção da participação no Kosovo até final de 2007, com os níveis de efectivos e missões actuais.
  • participação, com meios aéreos e navais, nas operações Active Endeavour, Standing NATO Maritime Group 1 e Vigilância no Espaço Aéreo do Báltico.


União Europeia:

  • O planeamento geral de redução dos efectivos no Teatro de Operações da Bósnia e Herzegovina, prevê a retracção do Batalhão português no primeiro trimestre de 2007, mantendo-se a participação de militares em duas Equipas de Observação e Ligação, constituídas por 6 militares, cada.
  • Prevê-se que o Grupo de Fuzileiros e o Destacamento da Força Aérea, com um avião C130, regressem em Dezembro próximo da missão que desempenham na República Democrática do Congo.


ONU:

  • Participação, com um coronel e 8 Oficiais, na Missão de Observadores em Timor-Leste, no âmbito da Resolução 1704, de 25 de Agosto de 2006.


Foi analisada e dado parecer favorável a uma proposta do Governo relativa à actualização de competências e à composição do Conselho Superior de Defesa Nacional.

O Conselho confirmou as promoções a tenente-general do major-general Aníbal José Rocha Ferreira da Silva e a major-general dos coronéis João Miguel de Castro Rosas Leitão e Rui Manuel da Silva Rodrigues."

17.11.2006

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.