Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres
Palácio de Belém, 2 de fevereiro de 2016 ler mais: Cerimónia de agraciamento do Eng. António Guterres

PRESIDÊNCIA DIRETA

Veja as Imagens | ATUALIDADE

Exposição “Do Palácio de Belém” vai ser apresentada em Portalegre (1)
Exposição “Do Palácio de Belém” vai ser apresentada em Portalegre (2)
Exposição “Do Palácio de Belém” vai ser apresentada em Portalegre (3)
Exposição “Do Palácio de Belém” vai ser apresentada em Portalegre (4)

Clique na imagem para ampliar.

ATUALIDADE

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Uma das obras em exposição

Uma das obras em exposição

Exposição “Do Palácio de Belém” vai ser apresentada em Portalegre

Portalegre vai acolher, a partir de 4 de Novembro, na Igreja do Convento de S. Bernardo, a exposição “Do Palácio de Belém”, organizada pelo Museu da Presidência da República, em associação com a Câmara Municipal local.

A inauguração decorrerá após a cerimónia de entrega do diploma correspondente ao Prémio “Europa Nostra 2008”, galardão relativo ao património cultural da União Europeia, atribuído ao Museu da Presidência pelo trabalho de investigação sobre o património material e imaterial do Palácio de Belém, que deu origem à exposição agora apresentada.

A cerimónia, que terá lugar no auditório da Câmara Municipal, pelas 18:00 horas, será presidida pela Infanta D. Pilar de Borbón, Presidente da Federação Europa Nostra, estando presente a Dra. Maria Cavaco Silva.

A exposição reúne mais de duas centenas de objectos de grande valor histórico e patrimonial e procura dar a conhecer a residência oficial do Presidente da República.

De estância de recreação e veraneio durante o período da monarquia, o Palácio de Belém, após aquisição por parte da Coroa, durante o reinado de D. João V, foi gozando de um progressivo enriquecimento arquitectónico e paisagístico e, em 1911, tornou-se o centro de convergência de decisões políticas, ao converter-se em residência oficial do Presidente da República.

A descoberta desta História, que se inicia no século XVI e se desenvolve até à actualidade, é feita através da recriação de alguns espaços do Palácio (gabinete oficial, salas de aparato e capela), onde vão estar expostas obras raras das colecções de ourivesaria, pintura, escultura e mobiliário.

Destacam-se as peças da magnífica Baixela Germain, encomendada por D. José depois do terramoto de 1755, e que é um dos principais conjuntos da ourivesaria portuguesa, utilizada pela primeira vez no reinado de D. Maria I.

Entre outras peças em exposição, destacam-se, também: uma raríssima colcha chinesa do século XVIII, bordada em fio de ouro; pinturas de João Vaz e Columbano Bordalo Pinheiro; porcelana oriental dos séculos XVII a XIX; obras de arte sacra; e os estudos a carvão e aguarela de Paula Rego, produzidos aquando da intervenção da artista na capela do Palácio de Belém, para a qual graciosamente pintou oito quadros que representam o Ciclo da Vida da Virgem Maria.
 

30.10.2008

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.