Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Lamego, 9 de junho de 2015 ler mais: Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

PRESIDÊNCIA DIRETA

Veja as Imagens | ATUALIDADE

Presidente da República reuniu Conselho Superior de Defesa Nacional (1)
Presidente da República reuniu Conselho Superior de Defesa Nacional (2)
Presidente da República reuniu Conselho Superior de Defesa Nacional (3)

Clique na imagem para ampliar.

ATUALIDADE

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Presidente da República reuniu Conselho Superior de Defesa Nacional

O Presidente da República reuniu hoje, em sessão extraordinária, o Conselho Superior de Defesa Nacional.

No final da reunião, que decorreu no Palácio de Belém, foi lido o comunicado pelo Secretário do Conselho, General Goulão de Melo.

É o seguinte o teor do comunicado:

"O Conselho foi informado pelo Governo e pelos Chefes militares sobre os actuais empenhamentos de Forças Nacionais Destacadas em diferentes Teatros de Operações e sobre novas solicitações no âmbito da ONU, para integrar a Força Internacional no Líbano, na sequência da aprovação pelo Conselho de Segurança da resolução 1701 de 11Ago2006. Tendo analisado e debatido a situação e as possíveis modalidades de participação, deliberou, por unanimidade, dar parecer favorável à contribuição de Portugal para satisfação do pedido das Nações Unidas, associando-se ao esforço dos restantes Países europeus em prol da paz naquela região, com o envio de um Companhia de Engenharia de Construções, com efectivo até 140 militares, para colaborar nas acções de reabilitação das infra-estruturas destruídas durante o conflito. A duração da Missão da Companhia será avaliada de acordo com o calendário estabelecido pela ONU.

Analisadas as capacidades existentes e os recursos que a situação do País permite disponibilizar, o Conselho deu parecer favorável ao estudo da possível redução da participação de forças portuguesas noutros Teatros de Operações em que actualmente estão empenhadas, nomeadamente na Bósnia-Herzegovina e na República Democrática do Congo.

Ainda em resultado da solicitação expressa pelas Nacões Unidas, o Conselho deu parecer favorável, por unanimidade, ao envio de seis militares portugueses para reforço da componente militar da Missão das Nações Unidas em Timor-Leste, aprovada pela resolução do Conselho de Segurança 1704 de 25Ago2006.

O Conselho, no âmbito da sua competência administrativa, confirmou as promoções a contra-almirante dos capitães-de-mar-e-guerra Almeida Gonçalves e Ramos da Silva e dos coronéis Hernandez Jerónimo e Estevão Alves, ambos do Exército, e do coronel Fernandes Alves, da Força Aérea."

30.08.2006

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.