O Presidente da República e a Dra. Maria Cavaco Silva realizam uma Visita de Estado a Moçambique, nos dias 24 a 26 de Março de 2008, a convite do Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza. Tratar-se-á da primeira Visita de Estado do Presidente da República a um país africano de expressão portuguesa.
O Presidente da República far-se-á acompanhar por uma delegação de cerca de 40 empresários, representando alguns dos sectores mais dinâmicos da economia portuguesa, seleccionados com base no interesse demonstrado pelo mercado moçambicano.
Durante a sua presença em Moçambique, o Presidente da República manterá encontros políticos com o Presidente da República de Moçambique, fará uma intervenção numa sessão solene perante o plenário da Assembleia da República de Moçambique, e receberá em audiência o líder do maior partido da oposição e diversos outros dirigentes e autoridades locais. Estes encontros servirão para fazer uma avaliação sobre o estado das relações bilaterais e para abordar as estratégias mais adequadas para as reforçar.
O Presidente da República fará a intervenção de abertura do colóquio “Português, Língua Global”, que decorrerá no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, e que contará com a participação de um conjunto de personalidades portuguesas e moçambicanas de diversas áreas, incluindo escritores, músicos, professores, estudantes e investigadores.
Durante a sua estada, o Presidente Aníbal Cavaco Silva, fará ainda uma intervenção no seminário económico entre empresários portugueses e moçambicanos e inaugurará uma exposição sobre o tema “Portugal-Inovação”.
No terceiro dia da visita, o Presidente da República visitará a Ilha de Moçambique e a Escola Portuguesa de Maputo, onde oferecerá uma recepção às comunidades portuguesa e luso-moçambicana.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.