Foi com muito gosto que aceitei o convite para estar presente em Avanca, neste dia de encerramento da comemoração do nonagésimo aniversário da Nestlé Portugal.
A Nestlé é uma empresa bem conhecida dos portugueses.
Quer pela excelência, quer pela variedade dos seus produtos, tornou-se desde há muito uma referência do setor agroalimentar, em Portugal e em todo o mundo.
Pela forma ativa como tem expandido os seus produtos e atividades, é evidente que o tem feito com competência e com muito sucesso.
E o sucesso, tal como a antiguidade, merecem ser festejados. Merecem ser festejados porque são sempre fruto de muito trabalho, de muita dedicação e de muito investimento. Neste caso também de muita investigação e inovação.
O sucesso e o retorno são a consequência lógica de todos esses elementos que a Nestlé tem conseguido conjugar, em Portugal, e em muitas outras partes do mundo.
As farinhas lácteas Nestlé, que julgo terem sido os primeiros produtos conhecidos em Portugal, tiveram um tal sucesso junto dos consumidores portugueses, que se ouvia muito frequentemente dizer que, este ou aquele bebé mais bonito, tinha cara de “bebé Nestlé”.
Atualmente, depois de um percurso de 90 anos, é de facto impressionante a variedade de produtos que esta empresa produz e comercializa no nosso mercado alimentar.
Com os produtos lácteos, os cereais, os chocolates, águas e bebidas, cafés, gelados, sobremesas iogurtes, uma enorme variedade de produtos culinários, e até alimentos para animais, a Nestlé tem-se mantido no topo do setor alimentar em Portugal.
A história e a evolução da Nestlé em Portugal, tem sido, de facto, notável.
Notável, desde logo pela circunstância de, em 1923, o seu embrião ter nascido aqui, em Avanca, através da Sociedade de Produtos Lácteos, a primeira fábrica portuguesa de leite em pó que teve como principal empreendedor o Prof. Egas Moniz, o notável português, médico, investigador, político, embaixador e escritor, que em 1949, honrou Portugal ao receber o Prémio Nobel da Medicina.
Desde 1923 até hoje, o desenvolvimento da Nestlé em Portugal tem sido permanente, tendo alguns dos seus produtos constituído autênticas referências nas nossas vidas, nas vidas e na memória de várias gerações de portugueses.
Mesmo os mais velhos entre nós se recordarão das sopas Maggi, dos chocolates Rajá, do café Sical, do Nesquik, do Mokambo, do Milo, da Cerelac, do Nestum e de tantos outros produtos, muitos dos quais, ainda estão nas prateleiras dos nossos mercados.
Por outro lado, é de sublinhar o facto muito positivo da Nestlé procurar abastecer-se essencialmente em Portugal, o que já acontece em mais de 80% das suas aquisições em matérias primas.
Por muitas razões, não apenas pela excelência dos seus produtos mas também pelas numerosas instalações que a Nestlé tem repartidas por todo o país, pela maneira como a empresa tem exercido a sua responsabilidade social e ambiental, a sua imagem é reconhecida e apreciada pelos consumidores portugueses e das mais reputadas no setor alimentar.
Finalmente, registo ainda com satisfação a contribuição da Nestlé em termos de emprego, com os seus atuais 1850 trabalhadores. E registo ainda com maior satisfação o seu compromisso de criar até 2016 mais 500 empregos para jovens com menos de 30 anos.
É de facto muito importante, sobretudo no atual momento que Portugal atravessa, que empresas como a Nestlé contribuam de forma significativa para criar emprego e que apostem a partir de Portugal, não só no mercado interno mas também nas exportações, contribuindo assim duplamente para a economia nacional
Por tudo o que acabei de referir, não posso deixar de vos saudar a todos, quer os responsáveis, quer o conjunto dos colaboradores da Nestlé, e de vos dar os parabéns por mais este aniversário da vossa empresa.
Parabéns a todos.