Saúdo todos os participantes neste Defence Leaders Forum e dirijo uma palavra especial a todos os representantes da NATO, da Partnership for Peace, do Mediterranean Dialogue e de outras nações que apoiam a NATO nas operações em curso. Foi com satisfação que, desde a primeira hora, me associei a este evento que, pela primeira vez, se realiza em Portugal.
O século XXI, a par de uma melhoria nos aspectos económicos e sociais da sociedade, também trouxe instabilidade e insegurança geradoras de incertezas e receios na construção de um futuro melhor. De entre as várias causas que podem explicar este clima global de insegurança, destaca-se a ameaça do terrorismo, incluindo a vertente cibernética, e os riscos e ameaças relacionados com a segurança energética, justa e atempadamente abordados neste fórum.
Com a transformação das ameaças e do ambiente estratégico e operacional, os nossos instrumentos terão, também, de ser convenientemente preparados para as combater. Para este efeito, são de grande relevância e actualidade os assuntos discutidos neste fórum, constituindo algumas das respostas apresentadas um contributo muito positivo para reforçar a capacidade efectiva das nossas estruturas de força.
A realização deste segundo Fórum Internacional, agora em Lisboa, é um sinal revelador de que Portugal se encontra na rota das tecnologias de informação e que existem instituições e empresas nacionais preparadas para responder aos desafios que decorrem deste novo paradigma internacional.
Estou certo de que os debates e reflexões realizados durante este evento, versando a área da defesa, num contexto internacional, e o contributo das tecnologias de informação para a segurança se transformarão em instrumentos úteis na construção de um ambiente global mais seguro, para os países e para os cidadãos em geral.
Conferências como esta podem gerar um impulso positivo no âmbito da investigação e do desenvolvimento na área da defesa. Mais empresas podem ser motivadas a integrar este ramo de actividade, trazendo mais valias à economia portuguesa, à Defesa Nacional e às Forças Armadas, contribuindo assim para a segurança da Europa e do Mundo.
Certo de que este fórum cumpriu cabalmente os seus objectivos, gostaria de congratular as entidades organizadoras pela sua realização e deixar uma palavra de apreço à Microsoft Portugal, por ter conseguido trazer para Portugal a organização deste importante evento.