O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, pelas vítimas das cheias que assolaram diversas regiões do país.
É o seguinte o teor da mensagem de condolências do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
“Senhor Presidente,
Com profunda consternação, tenho acompanhado os trágicos efeitos das cheias em Moçambique, que têm despertado a maior atenção nacional. Quero, por isso, transmitir a Vossa Excelência e ao Povo irmão de Moçambique, em nome do Povo Português e no meu próprio, os sentimentos do nosso profundo pesar e a expressão da nossa muito sentida solidariedade, na certeza de que Moçambique saberá, uma vez mais, ultrapassar esta adversidade.
Neste esforço, pode Vossa Excelência contar, como sempre, com o empenho de Portugal em contribuir para atenuar o sofrimento das populações afetadas, partindo, nos próximos dias, a primeira ajuda humanitária em direção a Moçambique.
Nestes momentos difíceis, o nosso pensamento está com o Povo moçambicano, em particular, com as famílias das vítimas e com todos aqueles que sofreram perdas irreparáveis, a quem pedimos que Vossa Excelência se digne transmitir as nossas mais sinceras condolências.
Aníbal Cavaco Silva”
14.02.2013