O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito da República de Timor-Leste, Taur Matan Ruak.
É o seguinte o teor da mensagem de felicitações do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
“Senhor Presidente eleito,
Por ocasião da eleição de Vossa Excelência como Presidente da República Democrática de Timor-Leste, quero endereçar-lhe, em nome do Povo português e no meu próprio, as mais sinceras felicitações e votos de êxito no desempenho das altas funções que é chamado a desempenhar pelo Povo timorense.
A eleição de Vossa Excelência constitui mais um passo importante na História do Povo timorense, que o Povo português sente como irmão. São profundos os laços de amizade que unem Portugal e Timor-Leste, alicerçados num percurso histórico comum e num combate partilhado pela causa timorense. A forma como decorreu todo o processo eleitoral é testemunho eloquente da maturidade de Timor-Leste enquanto Estado de Direito livre e democrático, bem assim como do sentido de responsabilidade e do espírito cívico do Povo timorense.
Estou convicto de que, no decurso do mandato de Vossa Excelência, os fortes laços de amizade, de solidariedade e de cooperação que unem os nossos dois países encontrarão novas oportunidades para se desenvolverem e aprofundarem, tanto no plano bilateral, como no quadro da CPLP e das Nações Unidas, em benefício dos nossos Povos. Pode Vossa Excelência contar com o meu empenho pessoal nesse sentido, na convicção de que uma mais estreita parceria entre Portugal e Timor-Leste corresponde ao melhor interesse dos nossos Povos e países.
Reiterando a Vossa Excelência as minhas calorosas felicitações e na grata expectativa do nosso próximo encontro, em Díli, por ocasião da tomada de posse de Vossa Excelência, das comemorações dos Dez Anos da Independência e da Visita de Estado que terei a honra de realizar a Timor-Leste, peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os votos que formulo pelo seu bem-estar pessoal e pelo progresso crescente do Povo timorense.
Aníbal Cavaco Silva”
17.04.2012