Presidente Cavaco Silva congratulou-se com designação do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade

O Presidente da República congratulou-se com a decisão da UNESCO de designar o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Numa mensagem a propósito da decisão tomada pelo Comité Internacional da UNESCO, reunido em Bali, Indonésia, o Presidente felicitou todos os que estiveram envolvidos na candidatura do Fado a este reconhecimento internacional.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

“Foi com profunda satisfação que tomei conhecimento da decisão, tomada na VI Reunião do Comité Internacional da UNESCO, de integrar o Fado na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Este reconhecimento constitui um motivo de orgulho para todos os Portugueses: a partir deste momento, o Fado é reconhecido como um Património de toda a Humanidade, um valor inestimável no presente e uma herança cultural importante para as gerações futuras.

Quero felicitar todos os que, mais directamente, estiveram envolvidos na preparação, desenvolvimento e divulgação desta candidatura. O seu sucesso é também o sucesso de todos os que, ao longo de mais de um século, viveram, trabalharam, escreveram e cantaram o Fado. Estão de parabéns os fadistas, os poetas, os músicos, os compositores, os estudiosos e todos os que contribuíram para fazer do Fado uma melodia universal.

Aníbal Cavaco Silva”

27.11.2011