Presidente da República promove Conferência Internacional “Portugal e os Jovens - Novos Rumos, Outra Esperança”

O Presidente da República vai promover a realização, em maio de 2015, de uma Conferência Internacional que terá por tema “Portugal e os Jovens – Novos Rumos, Outra Esperança”, no âmbito da sua iniciativa Roteiros do Futuro.

Esta será a quarta conferência internacional que integra os Roteiros do Futuro, iniciativa lançada em 2012 e que pretende desenvolver uma reflexão em torno dos grandes desafios que se colocam à sociedade portuguesa.

Depois de temas como o desenvolvimento demográfico – particularmente a problemática da fecundidade e do crescimento populacional –, do posicionamento estratégico de Portugal na balança da Europa e do Mundo – identificando tendências históricas e as oportunidades de inserção na economia e nos grandes eixos de desenvolvimento global –, e dos novos caminhos que se colocam ao país trilhar – considerando o espírito da Democracia, a cultura de Compromisso e os desafios do Desenvolvimento –, será agora dado lugar ao debate sobre as questões que os jovens irão enfrentar.

Uma nova geração de Portugueses desponta numa sociedade marcada pela mudança estrutural, mas simultaneamente pela incerteza sobre o futuro do País. A crise económica de 2008-2013 representou, para Portugal e os Portugueses, não só uma das mais graves da sua história contemporânea, mas também a oportunidade de marcar uma viragem, quer nos modelos de desenvolvimento económico e social, quer nos valores e maneiras de pensar que orientam a vida social.

Será que essa nova geração é portadora de uma nova visão do mundo? Tratando-se de uma geração com os mais elevados níveis de qualificação e de escolarização, qual tem sido a capacidade de resposta da economia e da sociedade na criação de oportunidades que correspondam a esses níveis? Em que medida a emigração dos jovens representa uma perda de capital humano e um investimento perdido? Como é que os jovens se posicionam perante a vida política, a integração europeia, a mobilidade geográfica e a criação de riqueza? Temos uma geração mais inovadora e mais empreendedora? Até que ponto estes jovens protagonizam uma mudança cultural profunda na sociedade portuguesa?

Esta IV Conferência Internacional dos Roteiros do Futuro pretende responder a estas e outras questões que interpelam o futuro de Portugal e dos Portugueses, especialmente os que, tendo passado pela experiência dos tempos difíceis mais recentes, tendem a construir novos rumos e a despertar outras esperanças de renovação e de desenvolvimento.

01.12.2014