Presidente da República em Helsínquia para reunião do Grupo de Arraiolos e contactos com empresas finlandesas

O Presidente da República desloca-se à Finlândia, entre 8 e 11 do corrente mês, a convite da Presidente finlandesa, Tarja Halonen, para participar na reunião anual de Chefes de Estado europeus do denominado Grupo de Arraiolos, que terá lugar em Helsínquia, nos dias 10 e 11.

Os Chefes de Estado analisarão o actual momento na Europa e as suas implicações para o papel da União Europeia no mundo, bem como os desenvolvimentos nos países da margem sul do Mediterrâneo, e a situação na União Europeia no que respeita à defesa da tolerância e ao combate à discriminação.

A deslocação do Presidente da República à Finlândia inclui, ainda, uma vertente bilateral, no dia 9. Da parte da manhã, o Chefe de Estado fará uma visita às sedes da Nokia-Siemens e da Nokia Internacional, após o que lhe será oferecido um almoço pelo Vice-Presidente executivo e ex-Primeiro Ministro da Finlândia, Esko Aho, e pelo Membro do Conselho Executivo da Nokia-Siemens, Armando Almeida. Durante a tarde, terá lugar uma reunião com os responsáveis da agência finlandesa de comércio e investimento, onde será feita uma apresentação sobre a constituição e a gestão, naquele país, do cluster marítimo e do cluster de nanotecnologia, seguindo-se uma visita a um laboratório de investigação sobre nanotecnologia e a uma empresa finlandesa com atividade nesta área.

Com esta componente bilateral, é intenção do Presidente Aníbal Cavaco Silva sublinhar o facto de Portugal constituir um destino privilegiado de investimento, para empresas finlandesas, no domínio da alta tecnologia, como a Nokia-Siemens, e contribuir para o estabelecimento de uma cooperação mais estreita entre Portugal e a Finlândia nas áreas da economia do mar e da nanotecnologia.

O Chefe de Estado será acompanhado pela Dra. Maria Cavaco Silva, assim como pelo Secretário de Estado do Mar, pelo Presidente da AICEP, pelo Presidente da Associação para o Conhecimento e Economia do Mar-Oceanus XXI e pelo Vice-Presidente da Associação Comercial de Lisboa, duas instituições da sociedade civil que vêm contribuindo para a constituição do cluster marítimo português, e ainda pelo Director-Geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, com sede em Braga, e pelo Pró-Reitor da Universidade do Minho para a Investigação.

06.02.2012