O Presidente da República recebe sexta-feira, no Palácio de Belém, a visita do Chefe de Estado da Letónia, Valdis Zatlers, que o vai condecorar com a Grã-Cruz da Ordem da Cruz do Reconhecimento, num gesto de gratidão da Letónia para com o Presidente português que, nos anos 80 e enquanto Primeiro-Ministro, defendeu a independência dos Estados Bálticos.
Em 1987, e perante uma situação concreta, o Primeiro-Ministro Aníbal Cavaco Silva reafirmou explicitamente a posição de Portugal nesta matéria, não reconhecendo a política de anexação dos Estados Bálticos pela União Soviética e defendendo a independência daqueles estados – Letónia, Estónia e Lituânia.
A Letónia viria a reconquistar a sua independência em 1991 e, agora, o Estado Báltico decidiu homenagear o Presidente Cavaco Silva, atribuindo-lhe a Grã-Cruz da Ordem da Cruz do Reconhecimento.
Já em Setembro de 2008, a Estónia decidira agraciar o Presidente Cavaco Silva pela mesma razão, tendo o Presidente da República Toomas Hendrik Ilve, entregue o Grande Colar da Ordem da Cruz da Terra Mariana numa cerimónia que decorreu na Missão Permanente estónia junto das Nações Unidas, em Nova York.
O Presidente letão, Valdis Zatlers, que se encontra em Lisboa para participar na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Aliança Atlântica, far-se-á acompanhar, nesta visita ao Palácio de Belém pela Mulher, Lilita Zatlere.
O encontro entre os dois Presidentes, seguido da cerimónia de condecoração, decorrerá pelas 15:15 horas de sexta-feira, 19 de Novembro.
17.11.2010