CSDN reunido no Palácio de Belém
O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu-se, em sessão ordinária, sob a presidência do Presidente da República.
No final da reunião, que decorreu no Palácio de Belém, foi lido um comunicado pelo Secretário do Conselho, General João Goulão de Melo.
É o seguinte o teor do comunicado:
"Na sessão de hoje, o Conselho analisou a situação das Forças Nacionais no exterior, tendo constatado que as missões de paz decorriam em conformidade com o planeamento efectuado e sem necessidade de alterar os seus efectivos, excepto no Teatro do Afeganistão, para o qual o Governo apresentou uma proposta a que foi dado parecer favorável.
A proposta constitui uma nova modalidade de articulação do nosso Contingente no âmbito da estratégia da NATO para aquele Teatro, que passará a constar do seguinte:
• Em Setembro próximo, recolha da Força de Reacção Rápida, constituída por uma Companhia do Exército e 12 militares da Força Aérea.
• Em conjungação com a retracção desta Força, será constituída uma Força Nacional Destacada até final de Outubro de 2010, com um comandante (coronel), equipas de formadores/instrutores, duas equipas operacionais de monitorização e ligação, um módulo de apoio, uma célula de informações e pessoal destacado nos quartéis-generais, num total de 191 militares."
16.07.2010