Comunicado da Presidência da República

A Presidência da República procede à divulgação do seguinte comunicado:

"Nos últimos dias foram veiculadas em órgãos da comunicação social várias notícias sobre intenções ou preferências do Presidente da República relativamente às datas dos actos eleitorais que terão lugar durante o ano de 2009.

Entende o Presidente da República esclarecer os Portugueses e as forças partidárias em particular que as referidas notícias não têm qualquer fundamento.

O Presidente da República não falou absolutamente com ninguém sobre o assunto, nem obviamente autorizou alguém a falar em seu nome, e só o fará depois de, no tempo apropriado, ouvir os partidos políticos representados na Assembleia da República.

Recorda-se que, nos termos da Lei, as eleições para o Parlamento Europeu se realizam no período entre 4 e 7 de Junho, as eleições para a Assembleia da República entre o dia 14 de Setembro e o dia 14 de Outubro, e as eleições para as autarquias locais entre o dia 22 de Setembro e o dia 14 de Outubro.

Como o Presidente da República disse na sua Mensagem de Ano Novo, a agenda da classe política deve estar centrada no combate à crise que afecta o País e a atenção dos Portugueses não deve ser desviada dos problemas que efectivamente os preocupam.


Palácio de Belém, 11 de Janeiro de 2009"

11.01.2009