Visitas à Polónia e Eslováquia do Presidente da República e da Dra. Maria Cavaco Silva

O Presidente da República e a Dra. Maria Cavaco Silva efectuarão uma Visita à Polónia, a convite do Presidente Lech Kaczynski, nos dias 2 a 4 de Setembro próximo, a qual compreenderá deslocações a Varsóvia e Cracóvia.

O Presidente da República será acompanhado por membros do Governo e por uma importante delegação empresarial.

O programa da Visita inclui encontros com o Presidente da República da Polónia, com os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, com o Primeiro-Ministro e com o líder da oposição.

Os dois Chefes de Estado encerrarão um Seminário sobre as relações económicas entre Portugal e a Polónia, com a participação de empresários dos dois países, e inaugurarão uma Exposição sobre Inovação Tecnológica portuguesa, no Museu da Ciência e Tecnologia.

A Polónia é já o principal destino de investimentos portugueses na Europa de Leste. O Presidente da República visitará a loja 1000 da rede de supermercados Biedronka, propriedade do Grupo Jerónimo Martins.

O Presidente Kaczynnski e Senhora oferecerão um banquete em honra do Presidente Cavaco Silva e da Dra. Maria Cavaco Silva, os quais retribuirão com um concerto da fadista Mariza, no Teatro Nacional de Varsóvia, seguido de recepção.

Em Cracóvia, sede do Arcebispado de que foi titular o Papa João Paulo II, o Presidente da República fará uma intervenção sobre a União Europeia, a convite da Universidade Jagiellona, uma das mais antigas da Europa.

Nos dias 4 e 5, o Presidente da República e Dra. Maria Cavaco Silva estarão em Bratislava, em Visita à Eslováquia, respondendo ao convite que lhes foi endereçado pelo Presidente Ivan Gasparovic.

O Programa prevê audiências com as principais figuras políticas do país, bem como um Seminário Económico a encerrar pelos Presidentes da República de Portugal e da Eslováquia. A Eslováquia é o Estado Membro da União Europeia com as maiores taxas de crescimento, estando prevista a sua adesão ao Euro em Janeiro do próximo ano.

O Presidente da República inaugurará uma Exposição sobre Arte Contemporânea portuguesa, que ficará patente ao público na capital eslovaca, e retribuirá o jantar que lhe será oferecido pelo seu homólogo, com um concerto de Mariza, na Sinfónica de Bratislava, seguido de recepção.
 

14.07.2008