-
Desígnios de uma geraçãoDurante a 1.ª Jornada do Roteiro para a Juventude foi entregue ao Senhor Presidente da República o documento “Sete Desígnios de uma Geração para Portugal”, onde estão vertidas as ideias para a modernização do país suscitadas pelo encontro “Novo Portugal: Opções de uma Geração”, realizado em Março passado.
No Conhecimento centram-se boa parte das propostas do documento, o que é sintomático da importância do saber como alavanca do desenvolvimento. Nesta área foi apontada uma meta muito clara e ambiciosa: colocar Portugal, em 2028, no 20º lugar entre os países mais desenvolvidos. Actualmente, o nosso país está na 29ª posição, pelo que, para alcançar o objectivo traçado, terá de subir a sua taxa de escolaridade do ensino secundário para 98% da população, bem como aumentar para 2,5% do PIB o investimento em ID&I. No mesmo item foi ainda realçada a necessidade de criar hábitos de trabalho em rede, de desenvolver parcerias para atingir focos de competitividade, de divulgar o conhecimento produzido em Portugal, de democratizar o acesso e a utilização das TICE e de implementar redes entre universidades, banca e empresas.
Outra meta estabelecida pelo documento foi a de garantir no nosso país, num período de 25 anos, níveis de riqueza superiores à média europeia, sem prejudicar a sustentabilidade social e ambiental do território. Neste sentido, apresentaram-se propostas que passam pelo incremento das energias renováveis, pela constituição de pólos de atracção de conhecimento de nível internacional e pela definição de objectivos mensuráveis na gestão de recursos por parte do Estado.
Como se vê, os “Sete Desígnios de uma Geração para Portugal” trouxeram muita e boa matéria de reflexão para o espaço público, cumprindo-se assim a saudável função de “agitador de consciências” de que os seus promotores se sentem imbuídos.17OUT200816:01
|
|