-
Agricultura JovemCaros visitantes,
Sejam bem-vindos a este fórum de debate sobre "Agricultura Jovem". Ao longo deste mês, teremos aqui um espaço para "diálogos digitais" sobre a agricultura, sobre os jovens agricultores e com os jovens agricultores.
Antes de mais, permitam-me uma breve apresentação: chamo-me Carlos Neves, sou jovem agricultor, instalei-me em 1996 e desenvolvo a minha actividade numa exploração agro-pecuária de produção de leite em Vila do Conde. Sou Vice-Presidente da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal e é em representação da AJAP que aceito o repto de acompanhar e animar este espaço de diálogo.
Para começar, sugerem-se três tópicos para debate: Primeiro, um tema mais abrangente, "O Desafio da Instalação de Jovens Agricultores", onde podemos abordar todas as expectativas, dúvidas, dificuldades e perspectivas de quem se vai instalar no sector agrícola e colher a experiência de quem já fez o percurso ou acompanhou jovens agricultores na fase de "arranque". Depois, de forma mais específica, pretendemos debater a "Formação e Acompanhamento dos Jovens Agricultores", dois pilares fundamentais para o sucesso da instalação. Em terceiro lugar, apontámos "Os Jovens Agricultores e as Preocupações Ambientais", um tema actual e diversificado, que tanto afecta as decisões de investimento, como o licenciamento das Explorações agro-pecuárias ou a necessidade de apoio técnico e económico em termos de medidas agro-ambientais.
Sabemos que não é um debate fácil, mas que é necessário e pode dar frutos. A agricultura precisa de ser pensada, debatida e comunicada. A internet e, concretamente, este espaço, podem ser um excelente meio para esse debate e essa comunicação. Todos nós, agricultores, técnicos e académicos estamos fisicamente afastados e ocupados com o cuidado das culturas, a criação dos animais ou outras actividades quer nos impedem de nos reunirmos regularmente na mesma sala ou auditório, mas temos agora a oportunidade de o fazermos, à distância de um "clique".
Lancemo-nos então ao debate com a mesma esperança com que se lançam as sementes à terra. Apresentem-se dúvidas, coloquem-se questões, identifiquem-se problemas, proponham-se alternativas, partilhem-se experiências. Vamos a isto?
Carlos Neves03OUT200809:00
|
|