Imagem de Luís Vaz de Camões
Uma página da Presidência da República Portuguesa

Lamego

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Lamego é uma das cidades mais antigas de Portugal, sede de uma diocese milenar.

No último ano do seu mandato, o Presidente da República quis homenagear e lembrar mais uma vez a riquíssima história de Portugal tornando a cidade de Lamego testemunha viva do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A origem e história desta cidade parece estarem ligadas aos Celtas, pois já seria uma povoação importante do século IV a.C.. Muito antes da independência de Portugal, as terras de Lamego eram povoadas e constituíam um ponto de passagem importante nos fluxos e trocas comerciais. Com o passar dos séculos Lamego foi ganhando cada vez mais importância para a qual muito contribuiu o incremento do comércio do vinho generoso do Douro, tendo sido criadas, pelo Marquês de Pombal, a Região Demarcada do Douro e a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

Nesta ocasião não podíamos deixar de lembrar uma das personagens mais importantes de Lamego e de Portugal: D. Miguel de Portugal. Há precisamente 374 anos que D. Miguel de Portugal, Bispo de Lamego, foi distinguido “embaixador extraordinário” e enviado a Roma por D. João IV com o objetivo de obter o reconhecimento do Papa Urbano VIII para a independência de Portugal, conseguida a 1 de Dezembro de 1640.

Muito embora não tenha conseguido ter sido recebido pelo Papa face a todos os problemas vividos na altura com o Reino de Castela, sabe-se que enfrentou com grande coragem vários obstáculos, tendo inclusivamente resistido heroicamente a uma cilada.

D. Miguel de Portugal morreu em Lisboa em 1644 com a consciência do dever cumprido e com a certeza de ser um Português de um Portugal independente.

É com a grandeza destes homens que se fez e se continua a fazer a história de um país e são eles que nos fazem unir num sentimento comum da nossa diáspora em particular no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Elvira Fortunato
Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de junho
Quarta-feira
  • 10:00
    Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
  • 12:00
    Sessão Solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
  • 13:30
    Almoço oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego
Ver Mais