Exposição "Presidentes de Portugal" inaugurada no Porto ficará patente até 31 de Julho na Câmara Municipal
Integrada nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2006, é inaugurada hoje, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto, a exposição "Presidentes de Portugal", uma iniciativa do Museu da Presidência da República. Estará presente na cerimónia de inauguração o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Esta mostra – que integra cerca de 300 peças e 200 documentos, seleccionados da colecção do Museu da Presidência da República, mas também de outras instituições e coleccionadores particulares –, tem por objectivo traçar um percurso histórico e político de Portugal através da biografia política das 18 personalidades que, até à data, exerceram a mais alta magistratura da Nação.
Ao longo de uma sequência cronológica, o visitante ficará a conhecer melhor a instituição presidencial portuguesa e a sua história, através de documentos, objectos pessoais dos antigos chefes do Estado e presentes de Estado.
A exposição conta ainda com uma "Galeria Iconográfica" onde será possível admirar representações (pinturas a óleo, pastel, escultura e alguns gessos) dos Presidentes da República Portuguesa de autoria de alguns dos mais importantes artistas portugueses: Teixeira Lopes, Columbano Bordalo Pinheiro, Eduardo Malta, Marques da Silva, Júlio Pomar ou Paula Rego, entre outros. Destaque para o retrato de Jorge Sampaio, de autoria de Paula Rego, realizado pela artista na mesma altura em que pintou o retrato oficial.
Em complemento à exposição, que poderá ser visitada até 31 de Julho, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, o Museu da Presidência da República edita a monografia "Presidentes de Portugal" – um resumo biográfico e político dos 18 Presidentes da República, de 1910 à actualidade.