A Escola de Sargentos do Exército tem como missão assegurar a preparação militar, sócio-cultural, cientifica e técnica necessária ao ingresso e progressão na carreira de sargentos dos quadros permanentes.
A Escola de Sargentos do Exército possui as seguintes atribuições:
- Ministrar os cursos de formação e promoção previstos no Estatuto dos Militares das Forças Armadas;
- Realizar cursos ou acções de formação profissional definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo e na legislação que enquadra e regula as escolas profissionais;
- Integrar nos seus cursos e estágios, quando superiormente autorizado, militares dos outros Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança;
- Integrar nos seus cursos e estágios, alunos estrangeiros, ao abrigo de acordos internacionais de cooperação técnico-militar.
Recursos Humanos
- Presentemente servem na Escola de Sargentos do Exército, 26 Oficiais, 54 Sargentos, 73 Praças e 18 Civis.
- No presente ano lectivo frequentam o 1º ano do Curso de Formação de Sargentos 119 alunos dos quais 11 do sexo feminino.
- O 2º ano, que decorre nas Escolas Práticas das respectivas Armas e Serviços, é frequentado 114 alunos, dos quais 14 do sexo feminino.
- Os cursos de saúde, cuja duração é de 4 anos, decorrem a partir do 2º ano na Escola de Serviço de Saúde Militar. Presentemente frequentam estes cursos 33 alunos, dos quais 7 do sexo feminino.
http://anibalcavacosilva.arquivo.presidencia.pt/comandantesupremo/?idc=349&idi=18247