“Chile como modelo”, artigo de opinião de Alain Touraine (PDF em espanhol)
El País, 29/04/2006
“Parachever le rêve latino-américain”, artigo de opinião de Michelle Bachelet (PDF em francês)
Courrier International, 1/12/2006
ABC, 11/05/2006
Mais Documentos
Santiago do Chile, 6 de Novembro de 2007
06.11.2007
A XVII Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo decorre em Santiago do Chile nos dias 9 e 10 de Novembro, tendo como tema central a coesão social e o desenvolvimento de políticas sociais com vista a alcançar sociedades mais inclusivas no espaço geográfico dos países participantes.
Ao longo da sua existência, a Conferência de Países Iberoamericanos transformou-se num espaço de reflexão conjunta sobre temas de interesse global e regional, num contexto de cooperação que favorece projectos e programas específicos, constituindo as suas nações um espaço cultural próprio que partilha valores que lhes são comuns.
Antecedendo a Cimeira de Santiago, realizaram-se onze reuniões ministeriais sectoriais, dois foros – um parlamentar e outro de governos locais –, dois encontros – cívico e empresarial – e dezenas de outros eventos envolvendo representantes dos 22 países membros do grupo.
Portugal é membro da Conferência de Países Iberoamericanos desde a sua fundação, em 1991, na cidade mexicana de Guadalajara. Os outros estados membros são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Desde 2005, a Conferência Iberoamericana tem o estatuto de Organismo Observador das Nações Unidas.
Informação detalhada sobre a Cimeira Iberoamericana pode ser consultada no sítio oficial da reunião, em www.iberchile.cl.
© 2007 Presidência da República Portuguesa