Discurso do Presidente da República na Cerimónia de Agraciamento com o Primeiro Grau da Ordem “Amílcar Cabral”

Senhor Presidente e Meu Caro Amigo,
Digníssimas Autoridades,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Não escondo que é com uma emoção muito particular que recebo a distinção que Vossa Excelência me quis conceder, ao atribuir-me, no ano em que Cabo Verde assinala o 35º aniversário da sua independência e os 550 anos do Descobrimento, datas de tão alto significado para cabo-verdianos e portugueses, uma condecoração que transporta o nome daquele que é considerado um dos Pais fundadores da nacionalidade cabo-verdiana.

Interpreto-a como um gesto de grande alcance político, dirigido, antes do mais, a Portugal e aos Portugueses. Um gesto que sublinha a fraternal amizade que caracteriza as relações entre os nossos povos e países. Uma amizade e uma identidade de propósitos e de interesses que ficaram, mais uma vez, bem evidentes no encontro que acabámos de manter.

Ao longo destes 35 anos, Portugal e Cabo Verde construíram uma parceria estratégica dinâmica e ambiciosa, que abrange um vasto leque de áreas de cooperação. Uma parceria que encontra reflexo no intenso intercâmbio de que todos somos testemunhas, nas artes, no trabalho, na ciência, na economia e na política. Uma parceria para a qual contribui, de forma muito particular, a presença de uma importante comunidade cabo-verdiana, em Portugal, e portuguesa, em Cabo Verde.

A recente assinatura de um Tratado de Amizade e Cooperação entre os nossos países, bem como a realização da I Cimeira Luso-Cabo-Verdiana, constituem sinais expressivos da solidez e do carácter muito particular das nossas relações e atestam a nossa determinação em continuar a fortalecê-las.

Os nossos países partilham, ainda, de uma idêntica determinação no fortalecimento da CPLP e a mesma convicção quanto ao seu valor estratégico face aos desafios que temos pela frente e como instrumento para a promoção da paz, da democracia e da estabilidade em cada um dos seus Estados-membros. Por isso estamos empenhados em torná-la mais eficiente, mais forte e mais próxima dos cidadãos.

A Presidência Portuguesa da CPLP tem contado com o firme apoio de Cabo Verde na prossecução do seu programa e, em particular, no que respeita ao objectivo central de valorização e afirmação internacional da língua portuguesa. Um objectivo ao qual a próxima Cimeira da CPLP, em Luanda, irá conferir novo impulso através da adopção do Plano de Acção para a promoção, difusão e projecção internacional do português.

Estamos igualmente empenhados em contribuir para uma rápida entrada em vigor do plano de reestruturação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), sedeado nesta cidade, para que o mesmo possa ser habilitado com os meios de que necessita para desempenhar a sua missão.

Senhor Presidente da República,

Guardarei comigo, para sempre, a memória deste dia e deste gesto. Um gesto que, na sua grandeza e generosidade, diz muito sobre a personalidade de Vossa Excelência, Senhor Presidente, e sobre a natureza do magnífico povo cabo-verdiano. Agradeço-o, com humildade, em meu nome, mas agradeço-o, também, em nome do meu país, desse país irmão que é Portugal.

Muito obrigado.

http://www.presidencia.pt/caboverde2010/?idc=760&idi=44080