Senhor Burgomestre e Governador de Viena,
Excelentíssimas Autoridades
Senhoras e Senhores
Agradeço, muito sensibilizado, as palavras que Vossa Excelência me dirigiu, bem como o acolhimento que nos tem sido proporcionado nesta cidade, Património Cultural da Humanidade. Viena é, simultaneamente, símbolo da riquíssima cultura europeia e um exemplo para todos os que promovem o desenvolvimento harmonioso das nossas cidades.
Senhor Burgomestre,
Este tempo de dificuldades é, também, tempo de preparar o futuro. Alargar os horizontes de cooperação entre povos e nações é uma das formas de preparar esse futuro.
Parceiros na União Europeia, Portugal e a Áustria podem e devem reforçar o seu relacionamento, incluindo ao nível regional e municipal. A cooperação e a partilha de experiências neste domínio permitirão aproveitar as oportunidades que o projecto europeu nos oferece, em favor do desenvolvimento sustentável das nossas cidades e das nossas Regiões.
Viena, para lá de capital política, é o maior centro económico da Áustria e uma importante porta de acesso a zonas que interessam, cada vez mais, às empresas portuguesas. É, ainda, enquanto grande capital cultural europeia, um palco e um interlocutor privilegiado na perspectiva do reforço do nosso relacionamento bilateral.
O turismo é outra área onde podemos fazer mais e melhor. Para os portugueses, é tempo de olharem para Viena, não só pela sua riquíssima vida cultural e pelo seu património histórico único, mas, também, como uma etapa fundamental para melhor conhecerem e compreenderem uma região mais vasta.
Por seu lado, Portugal, para os austríacos, incluindo os vienenses, é frequentemente associado a imagens de sol e de praia. Mas somos, também, um património que reflecte uma História riquíssima, a beleza paisagística multifacetada do nosso interior continental e das nossas ilhas atlânticas e uma sociedade aberta à modernidade.
Espero que cada vez mais vienenses se sintam estimulados a melhor conhecer este Portugal, e que ali se sintam tão bem como nos sentimos nós nesta magnífica Viena, que tão bem nos tem acolhido.
http://www.presidencia.pt/austria2009/?idc=741&idi=30600