Dia da Tomada de Posse do Presidente da República

Para assinalar o dia da Tomada de Posse para o seu segundo mandato, o Presidente da República escolheu promover dois eventos que, simbolicamente, apontam para dois temas que considera prioritários na abordagem que os Portugueses devem ter quando olham para o futuro do país: o Mar e os Jovens.

Na manhã de quarta-feira, dia 9, o Presidente Cavaco Silva desloca-se ao Cais de Alcântara e vai visitar o navio hidro-oceanográfico “Almirante Gago Coutinho”. É um navio utilizado na investigação científica marinha, que tem participado no levantamento da plataforma continental portuguesa, e que dispõe de moderna tecnologia de exploração subaquática, nomeadamente operando um sofisticado submersível não tripulado de grande profundidade.

Com este seu gesto, o Presidente está a renovar o seu compromisso com a chamada Agenda do Mar, sublinhando a importância estratégica e económica decisiva que o Mar tem para o desenvolvimento de Portugal, um dos maiores países marítimos da Europa, em virtude da extensa área de mar de que dispõe na sua Zona Económica Exclusiva e que, obviamente, tem condições para explorar em seu benefício.

Depois de visitar o navio “Almirante Gago Coutinho”, o Presidente dirigir-se-á ao navio emblemático da nossa Marinha, um símbolo da ligação de Portugal ao Mar – o navio-escola “Sagres”, também atracado no Cais de Alcântara.

Embora, a bordo da “Sagres”, preste homenagem à história marítima portuguesa, o Presidente não vai falar do passado. Vai, antes, pôr a tónica no futuro.

O Presidente Cavaco Silva convidou para a “Sagres” 50 jovens líderes de todo o país, que são dirigentes de associações estudantis e de organizações de juventude – estudantes, empresários, investigadores, académicos, agentes culturais, entre outras actividades – com os quais vai almoçar a bordo.

Desta forma, o Presidente, que dedicou alguns dos seus Roteiros à Juventude e que tem promovido múltiplas iniciativas em torno dos desafios que hoje se colocam aos Jovens, sublinha no dia da sua reinvestidura a aposta que o país deve fazer com a sua Juventude e apela ao protagonismo dos Jovens na definição do futuro de Portugal.

No final do dia, após a sua posse na cerimónia solene na Assembleia da República, o Presidente irá para o Palácio de Belém, onde será recebido pelas suas Casas Civil e Militar e onde decorrerá, depois, uma recepção para os participantes nos vários eventos do dia e para mais alguns convidados oriundos de todo o país.


Mais informação: