Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar

Movimento Estudantil e Intervenção Social - Federação Académica do Porto (FAP)

O movimento estudantil português, assume nos dias de hoje um papel de grande relevância nas várias dimensões da intervenção social.

Portugal é dos poucos países do mundo, em que na sua maioria os dirigentes de associações estudantis e dirigentes associativos trabalham de forma totalmente voluntária.

As associações de estudantes são sinónimas de participação política dos jovens e dos estudantes, não só em matéria de política educativa mas também em matéria de carácter social.

É fundamental que a sociedade reconheça este fenómeno extremamente enriquecedor de uma experiência associativa e deixe de haver clara dificuldade em conseguir fazer valorizar estas competências adquiridas.

As Associações da Federação Académica do Porto têm múltiplas iniciativas nas áreas de apoio social/integração social, algumas das quais serão apresentadas neste roteiro, como o Projecto Aconchego, exemplo de convivência intergeracional e solidária, e ainda outras de carácter inovador e significativa repercussão social, como Hospital dos Pequeninos e medicina na Periferia, Dádivas de Sangue, recolhas de roupas, brinquedos e alimentos, rastreios para inscrição no Banco Nacional de Dadores de Medula Óssea, recolhas de fundos para instituições particulares de solidariedade social, projectos de voluntariado estudantil, etc.

Será ainda lançado o Guia Prático para a entrada no mercado de trabalho, uma iniciativa de apoio à inserção no mercado de trabalho.

 

<- Anterior | Seguinte ->