EXPOSIÇÃO “NATAL EM PORTUGUES”

Exposição “Natal em Português” - Palácio de BelémBem-vindos a Belém.

Mais uma vez a Presidência da República assinala a quadra natalícia com uma exposição alusiva à celebração do nascimento de Jesus. Se, no ano passado, tivemos o privilégio de apresentar ao público uma valiosa mostra de arte sacra figurativa de Jesus Menino, este ano centrámos o nosso olhar na representação popular e etnográfica da natividade, momento fundador da cultura e da religião cristãs.

Para isso tivemos uma preciosa ajuda. A colecção de figuras de presépio de Rui Sequeira, hoje na posse da Diocese de Portalegre e Castelo-Branco. Aí foi possível descobrir peças dos mais conceituados presepistas portugueses, desde o século XVIII até à actualidade, manufacturadas em pequenas oficinas artesanais e familiares de norte a Sul do País.

A selecção expositiva fez-se tomando como referência a colecção de presépios da Drª Maria Cavaco Silva. Alguns desses presépios, em articulação com as peças disponibilizadas pela Diocese, integram esta exposição. Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de pinturas associadas à temática da natividade provenientes de Igrejas da Diocese de Lisboa.

Natal... em Português reúne mais de uma centena de obras artesanais, provenientes de Barcelos, Caldas da Rainha, Mafra, Sintra, Lisboa, Estremoz, Évora, Viana do Alentejo e Martim Longo, de autores como José Moreira, irmãos Ginjas, Baraça, Mistério, Côta ou Rosa e Júlia Ramalho. Há ainda lugar para a apresentação de figuras em barro policromo, datadas do século XVIII, da escola Machado de Castro.

Trata-se de uma exposição encantatória onde o profano e o sagrado partilham o mesmo cenário, numa profusão harmoniosa de cores e sentidos. Neste universo iconográfico, a Sagrada Família coexiste com lavadeiras e namorados, Reis Magos com beberrões, o burrinho e a vaquinha, com parelhas de bois, anjos da anunciação, com músicos e jogadores de cartas… lembrando quanto de divino existe no humano e quanto de humano existe no divino.

Neste Natal... em Português não nos surpreendem, pois, os anacronismos ou as incongruências, antes nos remetem, com ternura, para os presépios das nossas infâncias.

Uma palavra de agradecimento é devida à Diocese de Portalegre e Castelo-Branco, na pessoa de Sua Excelência o Bispo D. Antonino Dias, e, em particular, aos Reverendos Padres, Cónego Lúcio Nunes e Dr. José Heitor Patrão, pela disponibilidade e empenho com que se envolveram neste projecto. Também a Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Tomás da Silva Nunes e ao Reverendo Padre António Pedro Boto de Oliveira devemos o nosso sincero agradecimento.

A todos os visitantes, os votos de um Feliz Natal.

Diogo Gaspar
Director do Museu da Presidência da República

 

5 de Dezembro de 2008 a 31 de Janeiro de 2009

Horário das Visitas: