APRESENTAÇÃO

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas convidou os filhos dos militares e agentes de segurança destacados em missões no estrangeiro para a inauguração da árvore de Natal e da exposição de presépios no Palácio de Belém.

No já tradicional evento que, em Dezembro, leva à Presidência da República crianças e jovens para testemunharem o início da época natalícia, cabe este ano a 140 filhos dos elementos das Forças Nacionais Destacadas em vários pontos do mundo participarem na cerimónia festiva que assinala a abertura de várias mostras alusivas, que o público pode visitar, até final da quadra, no Palácio de Belém.

Actualmente, ascende a quase nove centenas o número de militares dos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) e da Guarda Nacional Republicana e os agentes da Polícia de Segurança Pública que prestam serviço no exterior, no quadro de missões internacionais de apoio à paz.

As Forças Nacionais Destacadas estão presentes em teatros de operações tão diversos como o Afeganistão, Bósnia-Herzegovina, Congo, Kosovo, Líbano ou Timor-Leste.

A edificação da árvore de Natal e a decoração da mesa natalícia, na Sala de Jantar, estiveram este ano a cargo de duas dezenas de alunos da Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD) da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

Em resposta ao convite da Presidência, os estudantes da ESAD optaram por uma abordagem criativa e uma concepção da árvore que segue a tradição natalícia, apresentando uma decoração com amplo contraste cromático. A mesa de Natal conjuga, na sua decoração, símbolos das tradições portuguesas e objectos do quotidiano, permitindo novas leituras destes.

Na Galeria de Exposições das Jaulas do Pátio dos Bichos será inaugurada uma Exposição de Presépios Tradicionais Portugueses, alguns dos quais criados por conhecidos artesãos nacionais.

Uma exposição de pintura antiga, subordinada ao título “Natividades”, e que integra maquinetas de presépios estará patente na Galeria do Palácio.

A música também faz parte do programa deste evento, estando presente em vários momentos do mesmo. Assim, no início, actuará o Coro dos Alunos do Conservatório Nacional, de Lisboa, seguindo-se um grupo da Orquestra de Câmara do Exército. Já perto do final do evento, será a vez da banda musical “Perfume” actuar para as crianças e jovens presentes.

As Forças Armadas, que já tinham estado presentes no Afeganistão em 2002 e 2004, dispõem actualmente, neste país, de mais de 70 militares. No Sul do Líbano, e numa missão que teve início em 2006, estão presentemente cerca de 150 militares.

A presença de militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) no estrangeiro, que se iniciou em meados dos anos 90, já se desenvolveu em países como Angola, Iraque, Macedónia, Congo, Libéria e Haiti. Hoje, cerca de 210 militares da Guarda estão em missão, entre outros países, em Timor-Leste, na Bósnia-Herzegovina e na República Democrática do Congo.

Participando em missões de manutenção da paz desde 1992, a Polícia de Segurança Pública tem actualmente cerca de 70 agentes destacados em missões internacionais – no Chade, Congo, Kosovo e em Timor-Leste.