Por ocasião da abertura da 63ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente da República realiza uma visita a Nova York entre os dias 22 e 25 de Setembro, durante a qual profere uma intervenção perante o Plenário daquela organização, mantém encontros com líderes de diversos países e participa na abertura de um dia da Bolsa da cidade – o New York Stock Exchange (NYSE).
Portugal preside actualmente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e na sequência das decisões tomadas pelos líderes deste grupo, na sua cimeira de Julho, em Lisboa, vai promover no âmbito das Nações Unidas uma maior afirmação internacional da Língua Portuguesa.
Um encontro com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, assinala o primeiro dia da visita, que encerra com uma recepção oferecida pelo Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aos Chefes de Estado e de Governo presentes para a ocasião.
O Presidente da República dirige-se aos representantes dos estados de todo o mundo no dia 24, já depois de se ter reunido com homólogos de diversos países, e é anfitrião de um almoço de trabalho com os Chefes de Estado da CPLP, durante o qual a promoção da Língua Portuguesa está em foco. O Presidente encontra-se, ainda, com os funcionários portugueses das Nações Unidas.
Em Nova York, o Presidente Aníbal Cavaco Silva recebe das mãos do seu homólogo da Estónia a mais alta condecoração atribuída a estrangeiros, em reconhecimento da gratidão dos estónios para com Portugal, pelo não reconhecimento da anexação daquele país pela então União Soviética, o que tornou mais tarde possível a restauração da sua independência.
Além de um encontro com a Administração da Bolsa de Nova York e da abertura do mercado no NYSE, no último dia da visita, o Presidente da República faz ainda uma intervenção numa mesa-redonda no Evento de Alto Nível sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, no âmbito das Nações Unidas.