Atelier Katty Xiomara
Estabelecida em 1999 e com marca registada desde 2000. A maturidade profissional levou Katty Xiomara a um comportamento empresarial com novos desafios. Nesta passagem, o reconhecimento do trabalho desenvolvido reflete-se nos prémios atribuídos, como o primeiro lugar na moda & tecnologia em Florença (Itália) e a representação de Portugal no calendário da Absolut Vodka de 1998. Também viu a sua imagem corporativa galardoada pela revista americana de design HOW, com o certificado de excelência - Europeu Design anual 4 |1999 e 5|2000. Obteve também uma menção de honra na competição mundial da revista americana de design How em 2002. O seu trabalho foi publicado em várias edições internacionais, entre as quais: Design Secrets – Rockport; Boxed and Labelled – Gestalten; The Big Book of Bags, Tags, and Labels – Collins; Urban Fashion Flavor – Monsa.
Nos últimos três anos, a necessidade de estabelecer novas rotas e objetivos lavaram-na a participar em feiras internacionais como a Bread & Butter (Berlim e Barcelona), Projet Show (Las Vegas) e WeareEurope (Tóquio).
Desde 1998 que preenche o calendário da moda portuguesa com um estilo muito pessoal e tem intervenções em diferentes áreas, como teatro, dança, artes gráficas, roupa de criança, entre outros.
Factos da última década:
Participa com a coleção de inverno 99/2000 na exibição na exposição Mode Portugaise La Révélation, no Printemps, em Paris. Em 2000 desenha o guarda-roupa para a adaptação da "Divina Comédia" de Dante Alighieri com a coreografia de Jean Paul Bucchieri, para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Participou com a coleção de verão 2003 na mostra "+ Portugal", em Barcelona. Em outubro de 2004, apresenta uma coleção na Salle Wagram, em Paris. Também nesse ano, desenvolve os uniformes para o Casino Figueira e para o Sheraton Porto Hotel e Spa; refaz conceito criativo da marca Kispo. Em 2005 participou na exposição "3", realizada pela revista Dealer De Luxe, no Museu Galliera de Paris.
Em janeiro de 2005 participa na Bread & Butter, em Berlim, a convite da organização. Ainda em 2005 estabelece uma parceria comercial com a Sonae para a elaboração de uma coleção de crianças Katty Xiomara by Zippy. Em 2006, lança a coleção Intima; desenha uma bolsa de edição limitada para a Sony Playstation PSP. No ano de 2007 desenha a embalagem "Morango-Maça" para a Compal. Também neste ano desenvolve os uniformes para o restaurante japonês "Góshò". O ano de 2007 foi também marcado pela abertura do seu atelier na emblemática rua Boavista, na cidade do Porto. Em 2008, desenha a Tshirt Play-ON para a L' Oréal; desenha um chapéu para a coleção do Museu da Chapelaria (museu do chapéu); é convidada "para vestir as árvores" na comemoração do 20º aniversário do Parque de Serralves, no museu de arte contemporânea da cidade do Porto. Ainda nesse ano desenvolve o conceito criativo dos novos uniformes para a McDonald’s Portugal. Em 2009 participa pela primeira vez na mostra de design europeu Weareurope, em Tóquio. Desenvolve o conceito criativo dos novos uniformes da Sonangol Distribuidora (Angola). É convidada a participar na exibição da iniciativa "O Poder da Moda – contra o cancro", no Palácio S. Bento, uma iniciativa patrocinada pela Assembleia da República. No final desse ano, cria a ilustração de uma t-shirt promocional para o projeto "Terra dos Sonhos". Em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro e a Câmara Municipal da Maia dá também início à sua participação como madrinha da prevenção solar nas escolas do município.
Em 2010, participa de novo na mostra de design Weareurope em Tóquio, no Japão. Participa na comemoração do 35º aniversário da Hello Kitty com um look inspirado nesta gata e também com a personalização da própria boneca. Veste a Barbie ano 2059 para o 50º aniversário da boneca na exposição do Museu do Traje, em Lisboa. Continua sua missão como madrinha do projeto de prevenção solar, desenvolvido em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro e a Câmara Municipal da Maia. Desenha a Barbie Pestana Sintra Golf, para a abertura oficial da Suite da Barbie. Participa na Project Show (Las Vegas) com a coleção de SS2011.
Em janeiro de 2011, apresenta a coleção de inverno 11/12 na feira Who´s Next (Paris) e em abril é escolhida para "embaixadora" da Expo cosmética (Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo, no Porto). Em junho de 2011 participa na exposição Portugal Criativo – Portugal Convida, realizada em Barcelona, e apresenta a coleção de verão 2012 nas principais feiras internacionais (Project Show, Las Vegas, Who´s Next, Paris, e D&A, Nova Iorque).
Em setembro de 2011 apresenta a sua coleção para o próximo verão de 2012 “Butterfly Effect” na galeria Parisiense Backslash, numa mistura de estilos de moda, arte, dança e vídeo. Bailarinas de dança contemporânea vestiram delicadamente as peças, circulando pelo espaço da galeria, umas vezes em plataformas rotativas e outras imitando os movimentos reproduzidos nas projeções simultâneas de vídeo, como se de um espelho se trata-se.
Em 2011, com o apoio da AICEP, inicia uma nova abordagem internacional com a elaboração de um projeto estrutural e estratégico, que lhe tem permitido explorar os mercados de uma forma “personalizada” e adequada. Conseguiu, dessa forma, apresentar a coleção de verão 2012 na galeria Parisiense Backslash, inserindo assim a marca no calendário da semana da moda em Paris; e marcar presença num dos mais conceituados showrooms de Nova Iorque.