Premio Jovem Empreendedor
Criado pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários em 1998, o Prémio do Jovem Empreendedor é a mais antiga competição de empreendedorismo a nível nacional e desde então tem vindo a contribuir para a renovação do panorama empresarial português, lançando no mercado inovadoras start-ups e PME. O galardão distingue, apoia e promove empresas em fase de criação e/ou expansão de negócios. O promotor do melhor projeto é contemplado com um prize money no valor de 20.000 euros e usufrui de apoio da ANJE no acesso a instrumentos de suporte financeiro e infraestrutural, através das iniciativas Ninhos de Empresas, Centros de Incubação e Programas de Apoio a Jovens Empresários.
Na primeira edição, o Prémio do Jovem Empreendedor consagrou a Critical Software, uma empresa da área das TIC sediada em Coimbra mas que, em virtude dos serviços que presta à NASA, tem também escritório em Silicon Valley, na Califórnia, EUA. Ao longo destes anos, o galardão da ANJE distinguiu ainda projetos de negócio tão inovadores como Central Casa, Stab Biotec, Crioestaminal, Biosurfit e, mais recentemente, as promissoras empresas Active Space Technologies, Master Blank, CreativeBitBox e Acellera Therapeutics.
Presidido pelo diretor-geral da COTEC, Daniel Bessa, o júri do Prémio do Jovem Empreendedor é constituído pelo professor Alberto Castro, da Universidade Católica, Jorge Martins, administrador do BES, Manuel Ferreira da Silva, membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração do BPI, Miguel Henriques, administrador do Grupo Lena, Pedro Matias, vice-presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI, e, ainda, Ana Teresa Lehmann, vice-presidente da CCDR - N.