Opo’Lab (Oporto Laboratory of Architecture and Design)
O OPO'Lab é um laboratório de experimentação e exploração criativa. Foi criado com o propósito de disponibilizar aos criativos, e também ao público em geral, algumas tecnologias digitais de conceção e fabrico normalmente apenas acessíveis à indústria. Paralelamente, e de forma a complementar o seu objetivo de suporte às Indústrias Criativas, o OPO'Lab promove e apoia inúmeras iniciativas de promoção e gestão artística, sendo de destacar o Get Set Festival, um evento dedicado aos jovens criadores com uma forte componente experimental.
A Equipa do OPO'Lab é composta por quatro jovens arquitetos, que dividem as suas carreiras académicas e profissionais com este projeto, é composta por um doutorado, dois mestres e um licenciado em Arquitetura.
Os fatores que diferenciam o OPO'Lab em relação a outros Laboratórios de fabrico digital são o facto de a oferta tecnológica de que dispõe o projeto ser completada por um acompanhamento técnico e criativo personalizado. Este projeto não foi criado com o intuito único de resolver desafios de ordem técnica, tendo também por objetivo aconselhar e orientar os criativos que procuram o seu apoio em áreas como a promoção e a valorização comercial do respetivo trabalho. Muitas vezes, o projeto chega mesmo a associar-se aos criativos como parceiro ativo no desenvolvimento de soluções para mercados como o da arquitetura ou do design de equipamento.
Uma das vertentes estruturais do projeto é o apoio ao desenvolvimento do trabalho dos criativos locais. Outra é a prestação de serviços de I+D a empresas que buscam potenciar os seus produtos. O OPO'Lab atua por vezes como um elemento conector de ligação entre o design e a indústria, aliando propostas inventivas e arrojadas de uns com a tradição e o know-how específico de outros. O OPO'Lab assume-se, deste modo, como uma entidade global e plural, que, no diálogo com os seus clientes, não se limita a prestar um serviço e procura também identificar e estabelecer sinergias e parcerias entre estes.
Numa sociedade de informação como aquela em que hoje o OPO'Lab se insere, os meios de comunicação ao seu dispor encurtam as distâncias físicas que o podem separar dos seus potenciais clientes. Dado o rigor que os meios de desenho e fabrico digital hoje oferecem é perfeitamente possível que um projeto possa estar a ser desenvolvido na Holanda e produzido em Portugal para depois ser exportado para países como o Brasil. Esta possibilidade, aliada ao posicionamento geográfico privilegiado com a proximidade ao Porto de Leixões e ao Aeroporto Sá Carneiro, fazem com que a curto e a médio prazo o projeto não só capte trabalhos de produção provenientes de outros países, como também receba visitas de criativos e investigadores internacionais que se desloquem ao Porto propositadamente para desenvolverem o seu trabalho no seu espaço.
Identificando o Porto como um importante polo criativo no contexto da Península Ibérica, o OPO'Lab acredita que a divulgação e promoção dos seus criadores através de plataformas online como a que criou em 2010, a Youngcreators.net, é uma via eficaz no aumento da exportação da arte e do design em termos internacionais.
A atividade do OPO’Lab desdobra-se em duas vertentes: uma mais criativa, voltada para o desenvolvimento de pequenos protótipos e o fabrico de propostas concebidas por artistas independentes; e uma outra vertente de negócios, na qual se incluem serviços de curadoria e desenho de eventos, exposições e conferências. Entre os clientes do OPO’Lab contam-se entidades públicas ligadas à cultura, mas também públicos empresariais, nomeadamente PME, que beneficiam da tecnologia digital do OPO’Lab para ganhar notoriedade. Alguns dos exemplos recentes deste trabalho são:
Get Set Festival - iniciativa do OPO’Lab
Get Set Festival é uma vitrina, um evento que tem como objetivo apresentar o trabalho de vários artistas - estudantes e jovens profissionais - ao público em geral, ao mesmo tempo que promove a interação, formação e troca de conhecimentos entre elementos de diferentes áreas artísticas. Uma semana por ano, o Porto é invadido por criadores de nacionalidades diversas em áreas como arquitetura, design, vídeo, arte, moda, novos meios de comunicação, multimédia, música, interatividade, performance e instalação. A pertinência do evento já justificou o mecenato da Red Bull e da Heineken.
Projeto Bairros Criativos - promovido pela ADICT em parceria com a Fundação da Juventude
O OPO’Lab assegurou a consultoria criativa do projeto e utilizou toda a sua tecnologia para produzir as propostas dos designers selecionados.
Comemoração do Ano Internacional da Juventude – iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação da Juventude
O OPO’Lab foi convidado pelo Ministério da Cultura para efetuar serviços de curadoria no âmbito da comemoração do Ano Internacional da Juventude (2011). A iniciativa visava a promoção de jovens criativos e coube também ao OPO’Lab fazer a seleção dos jovens e fabricar a exposição, concretizando as propostas criativas. Este convite surgiu na sequência do sucesso do Get Set Festival.
Guimarães Capital Europeia da Cultura
O OPO’Lab foi convidado para programador cultural do projeto Guimarães Capital Europeia da Cultura. Neste âmbito, o OPO’Lab foi também convidado para:
Protótipo de um automóvel que levita
O OPO’lab encontra-se a desenvolver o protótipo de um carro de material leve, que levita com balões de hélio. Trata-se de um projeto de marketing para uma empresa do setor automóvel.
Exposição 20 anos Autoeuropa
O OPO’lab ficou responsável pela organização desta exposição.