Fábrica de Calçado de Luis Onofre
A empresa fundada em 1939 por Conceição Rosa Pereira, avó do atual proprietário, sempre se caracterizou pela preocupação com a qualidade na área do calçado, com características muito particulares na produção artesanal, conjugada com uma seleção rigorosa de materiais. A empresa encontra-se atualmente sob gestão da 3ª geração. LUIS ONOFRE assumiu a direção em 1990, após frequentar o curso de Belas Artes, no Porto, e o curso de Estilismo de Sapatos e Acessórios do C.F.P.C., em São João da Madeira. Em 1999 lança a sua primeira coleção, consubstanciando uma nova fase da empresa a nível de produção e design.
PME de origem familiar, que integra na liderança a 3ª geração. É uma equipa composta por 50 funcionários permanentes a nível nacional, que se ocupam das áreas de conceção e desenvolvimento técnico de produto, produção operacional, comercialização e gestão financeira. Acrescem oito funcionários internacionais ligados à distribuição e representação da marca junto dos agentes externos.
Aposta contínua em matérias-primas de qualidade, aliadas às inovações tecnológicas e à especialização de mão-de-obra qualificada, que combina mecanização e técnicas artesanais de produção de calçado. Posicionamento criativo, fortemente apoiado no desenvolvimento técnico de cada par de sapato, preparando-o para o segmento de luxo. Mais do que seguir tendências criativas genéricas, apostam na qualidade de produção enquanto principal fator distintivo de cada produto.
Atenta à importância das novas tecnologias nos canais comerciais, a empresa lançou em 2010 uma inovadora loja online que foi de imediato premiada pela APMP - Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital com o prémio de melhor site em Portugal, na área de comércio digital.
Em 2012, pretendem internacionalizar a experiência de compra e desenvolver aplicativos para smarthphones e tablets. A estratégia de divulgação desenvolvida através de campanhas em imprensa nacional e internacional, especializada em desenvolvimento de parcerias internacionais com marcas como a Swarovski.
Com vista à implementação da marca no mercado internacional, foi definida uma estratégia de marketing e investimento que reforçou a participação da coleção LUIS ONOFRE em feiras e showrooms internacionais. O perfil internacional da marca determinou o contacto com diversos agentes internacionais e uma constante adaptação dos produtos e coleções às particularidades dos vários mercados. Atualmente, a marca está primordialmente em Espanha, Rússia, Holanda e Bélgica, possuindo pontos de venda pontuais em países como França, Alemanha, Dubai, EUA, Canadá, Angola, Nigéria, Brasil, Mongólia e China.
A participação em feiras internacionais e a distribuição junto de agentes comerciais internacionais é a estratégia de internacionalização principal. Participam regularmente na Micam, Modacalzado, Obuv e Mir Kozhi (Rússia) e têm showroom permanente em Bruxelas, Alicante (Espanha) e Rimini (Itália). São ainda realizadas ações pontuais de venda no Brasil e no Mónaco. Para 2012, a marca pretende ampliar as vendas nas economias emergentes onde o mercado de luxo se tem vindo a desenvolver, destacando-se especialmente África do Sul, Angola, Nigéria e Brasil.
Como resultado desta presença globalizada, a marca Luís Onofre é usada por figuras como Michelle Obama, Letizia Ortiz, Naomi Watts, Paris Hilton e Genoveva Casanova.