Documento de Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar

Fórmula P

A Fórmula P – Promoções e Marketing, Lda foi criada em 1996 por Valter Almeida e João Pires.

Na altura com 27 e 26 anos, respectivamente, Valter e João decidiram abraçar o desafio de criar e gerir uma empresa por conta própria. Ambos com o 12º ano de escolaridade, e experiência profissional na área das promoções, como tal conscientes das falhas existentes neste mercado, traçaram como objectivo para a sua empresa a eficiência e a produtividade.

A empresa iria fornecer serviços na área das promoções, apoiando os seus clientes, entre os quais algumas agências de publicidade, no lançamento de produtos e na consolidação de marcas e estratégias de comunicação. Paralelamente iriam ainda trabalhar na área da logística e das montagens de material publicitário (stands, outdoors, etc.). Tudo isto baseado uma fórmula que somava criatividade + soluções + dedicação + parceria. Daí o nome Fórmula P.

Após quatro anos de trabalho na área das promoções e da logística, a vontade de crescer, de “fazer mais” e de acrescentar valor, conduz a uma mudança de estratégia da empresa.

Observadores atentos das tendências do mercado em Portugal, e no estrangeiro, onde frequentam regularmente feiras e encontros de profissionais da área de marketing, os dois gestores decidem incrementar a sua oferta e apostar também na produção.

O trunfo na manga era a Impressão Digital de grande formato, uma técnica de produção de imagem em crescimento mas ainda com pouca qualidade em Portugal.

O bom-nome da Fórmula P junto da banca garantiu a obtenção do financiamento necessário à compra de duas máquinas de grande formato.

A Fórmula P passa a funcionar numa lógica de integração e a fornecer serviços desde a produção de material publicitário, até a sua implementação.

O sucesso foi quase imediato. Desde então a preocupação tem sido sempre manter parcerias fortes, baseadas na confiança e numa oferta tecnologicamente avançada, que permite garantir aos clientes uma oferta de qualidade a preços competitivos.

A empresa que havia iniciado a sua actividade em Algés, num escritório com apenas 35m2 e 1 colaborador, ocupa actualmente uma área de 900m2, distribuídos por três armazéns, tendo criado até ao momento cerca de 30 postos de trabalho directo e 50 indirectos.

A média de idades é de 28 anos, destacando-se que alguns dos funcionários estão na empresa desde dos primeiros momentos.

A carteira de clientes da Fórmula P é bastante abrangente incluindo clientes directos das mais diversas áreas, como CGD, Urbanos, Continente etc. E as principais agências de publicidade do país. Estas últimas trazem à Fórmula P os maiores desafios do ponto de vista da criatividade e da execução, cientes da capacidade de resposta e de implementação da sua equipa

A presença em mercados internacionais tem acontecido como uma resposta às necessidades dos clientes. Desde cedo com uma visão de parceria com os clientes, a Fórmula P preocupa-se em garantir respostas eficientes, mesmo quando os desafios são lançados além fronteiras. Foi com este espírito de serviço ao cliente que desenvolveram e implementaram, com sucesso, projectos em países tão diferentes como Colômbia, Angola, Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e Bulgária. Sempre que necessário estabelecem parcerias com empresas locais que apoiam no desenvolvimento dos projectos, como é o caso de Angola.


Responsabilidade Social

Consciente da importância do seu papel social, a Fórmula P tem ainda vindo a desenvolver alguns protocolos com diversas entidades.

Neste âmbito têm sido integrados na equipa vários jovens com dificuldades de inserção e alguns colaboradores com deficiência física e/ou motora, com vista ao desenvolvimento e consolidação de competências nas áreas em que a empresa actua.

 

<- Anterior | Seguinte ->