Concurso Nacional de Empreendedorismo “ATREVE-TE 2010”
“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”
Peter Drucker
A ideia da criação de um concurso nacional de empreendedorismo direccionado para os estudantes do Ensino Superior surge no Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) realizado na Universidade do Minho de 8 a 10 de Janeiro de 2010.
O ENDA é um evento que se realiza de 4 em 4 meses, que pretende reunir todas as direcções associativas, e onde se discutem assuntos actuais do interesse dos estudantes do Ensino Superior.
Um dos temas em debate foi o Empreendedorismo como meio de criação de emprego e, nesse contexto, diversas Associações de Estudantes tiveram oportunidade de expor as iniciativas locais já existentes de incentivo à criação do próprio emprego.
Todas as iniciativas apresentadas eram exemplos de sucesso que contribuíam para o desenvolvimento do espírito de iniciativa e cooperação entre os alunos do Ensino Superior, incentivando uma atitude proactiva na obtenção de emprego.
Contudo, estas iniciativas restringiam-se ao âmbito local, abrangendo apenas os alunos cujas Associações Académicas tinham maior poder económico e que dessa forma conseguiam viabilizar um projecto desta natureza.
Assim sendo, foi unanimemente aceite que deveriam ser desenvolvidos esforços no sentido de realizarmos um concurso de âmbito nacional, que permitisse que todos os estudantes do Ensino Superior pudessem participar, independentemente da dimensão da universidade a que pertencessem. Dessa forma, unidos, por um lado, conseguiriam mais apoios financeiros e, por outro, possibilitavam a cooperação não apenas entre alunos de uma instituição de ensino mas entre diferentes instituições.
Um outro aspecto igualmente importante foi o facto de, pela primeira vez, os alunos do Ensino Superior procurarem contribuir, não só para o desenvolvimento do Ensino mas também da Economia e Sociedade em geral, assumindo um papel de agentes da mudança.
Numa altura em que o país atravessa uma grave crise económica e social os estudantes do Ensino superior não se demarcam dos acontecimentos e respondem com projectos e iniciativas que visam contribuir para o crescimento de Portugal.
Processo de criação do concurso
Após ter sido criada uma Comissão Organizadora do concurso no ENDA do Minho, da qual faz parte a Associação de Estudantes do ISCTE-IUL, Associação Académica de Coimbra, Associação Académica do Minho, Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Federação Académica de Castelo Branco, durante quatro meses a Comissão reuniu no sentido de definir os moldes em que se organizaria o concurso.
Independentemente de algumas dificuldades afectas ao facto de serem de diferentes regiões do país, a Comissão conseguiu ao fim de quatro meses concluir o Regulamento do concurso e apresentá-lo no ENDA do Algarve que se realizou de 9 a 11 de Abril.
Aprovado por unanimidade em plenário de ENDA pelas mais de 50 Associações de Estudantes presentes, este é o primeiro projecto conjunto das Associações de Estudantes que procura ter consequências práticas na vida dos alunos do Ensino Superior assim como na Economia Nacional.
Com o regulamento aprovado e com objectivos elevados, seguiu-se a procura de parceiros para a concretização do Concurso “ATREVE-TE 2010”.
Tendo em conta a situação económica actual a obtenção de apoios financeiros não alcançou os objectivos desejados pelo que houve a necessidade de reverem os prémios a atribuir. Assim sendo, as melhores ideias de negócio receberão os seguintes prémios:
As 10 melhores ideias de negócio terão ainda ajuda profissional na elaboração do plano de negócio, obtenção de financiamento e acompanhamento até 1 ano após a constituição da empresa.
O principal objectivo deste concurso, orientado para estudantes do Ensino Superior é o de desenvolver o espírito de iniciativa, de natureza empresarial, em qualquer sector de actividade, em todo o território nacional.