Documento de Enquadramento - Bons Exemplos a Visitar

Trem Azul

A Trem Azul é uma empresa estabelecida em 2001 com quatro ramos de actividade complementares: Clean Feed Records, Trem Azul Distribuição, Trem Azul Jazz Store e Clean Feed Agency.


Clean Feed Records

Criada juntamente com a empresa, em Março de 2001, quando foi gravado o primeiro CD da etiqueta. Hoje, passados 9 anos têm quase 200 títulos editados com músicos de todo o mundo. Foram eleitos por 5 vezes como uma das melhores editoras do mundo pelo mais visitado site de Jazz do mundo, o www.allaboutjazz.com que tem também associados 2 jornais de distribuição gratuita nos EUA com uma tiragem superior a 200.000 exemplares. Três dessas nomeações ocorreram nos últimos 3 anos consecutivamente. Foram também nomeados em 2009 e em 2010 para melhor editora do mundo pela Jazz Journalists Association www.jjajazzawards.org que é uma associação de jornalistas e críticos de Jazz de todo o mundo (a gala de atribuição dos prémios ocorrerá em Nova Iorque no início de Junho). É uma espécie de establishment do Jazz a nível mundial.

A área de acção dentro do Jazz e da música improvisada, com o objectivo de cobrir o que é realmente contemporâneo nestas áreas, é fazer o que editoras tão famosas como a Blue Note ou a Verve fizeram nos anos 1940, 1950 e 1960 hoje em dia. Com a crise mundial a Clean Feed afirma-se no mundo inteiro (têm representação em 12 países: Espanha, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Noruega, EUA, Japão, Polónia, Áustria, Bélgica e Suíça) como uma das editoras com maior produção e mais representativas deste tipo de música.

A editora afirma que “todo o trabalho que faz não são baseados em nenhum tipo de estratégia comercial mas sim em paixão. Não somos defensores do Jazz nacional só por ser nacional. O que gravamos de projectos com músicos portugueses é porque eles são capazes de se bater com quaisquer outros”.

Por isso gravam artistas como Bernardo Sassetti, Carlos Barretto, RED trio, João Paulo Esteves da Silva, etc. Têm artistas um pouco de todo o mundo, com especial enfoque nos EUA e norte da Europa (Noruega, Suécia) onde existem apoios para os músicos serem realmente criativos e de onde vêem dos mais originais projectos de qualquer área da música hoje em dia.

Realizaram festivais Clean Feed em Nova Iorque (onde já fizeram 5 edições), Chicago, e já fizeram o mesmo em cidades como Madrid, Barcelona, Utrecht, Ljubljana e estão a tentar fazê-lo noutros locais como Estocolmo, Oslo e Berlim muito em breve.

Nestes festivais têm disponíveis produtos nacionais, vinho verde, Porto, queijo, azeitonas, azeite, como forma de dar um especial acento Português às iniciativas que não seja só a música. Os grupos que tocam nestes festivais são também de várias partes do mundo e têm sempre o prazer de apresentar um ou mais grupos nacionais.


Trem Azul Distribuição

Foi criada para distribuir a Clean Feed e outros catálogos de Jazz em exclusividade para o nosso país. Vendem hoje em dia sobretudo para as lojas FNAC.


Trem Azul Jazz Store

Abriu em Outubro de 2004 e era um sonho desde que a empresa começou. A Trem Azul Jazz Store, é a única loja especializada em Jazz do País comercializando CD's, DVD's, livros e merchandising. Está sedeada na Rua do Alecrim 21-A em Lisboa.


Clean Feed Agency

Promotora de concertos. Trabalham muito com locais como CCB é o caso do festival “Os Dias da Música” e são os programadores do ciclo “Jazz às Quintas” na Culturgest, Casa da Música (onde são os únicos promotores a vender para lá concertos de Jazz), CAE Portalegre, Tempo em Portimão, CCC Caldas da Rainha, TMG Guarda, TAGV Coimbra, etc.

No ano de 2009 facturaram cerca de Euros 300.000,00.

 

<- Anterior | Seguinte ->