Jovens, Iniciativas Empresariais e os Novos Impulsos ao Desenvolvimento Económico
Num mesmo espaço, estarão reunidos jovens empresários de todo o Baixo Alentejo, cujo objectivo será o de demonstrar a variedade de áreas que abrangem, assim como aquele que é o seu contributo para o país. Estarão também presentes autarcas e entidades que apoiam a inserção destes jovens empresários locais.
Será oportuno, mais uma vez, observar como nos meios rurais as relações inter-geracionais assumem grande importância nos processos de inserção e aprendizagem, como é o caso do jovem empresário que acolhe este evento, Filipe Cameirinha Ramos.
Este jovem empresário dirige a Herdade “Monte Novo e Figueirinha”, projecto este que, para além de produção de vinho, tem também produção de azeite. Nos últimos 3 anos alcançou por duas vezes a mais alta distinção mundial na qualidade de produtor de azeite, ou seja o primeiro prémio à qualidade, atribuído pelo “Internacional Olive Oil Council”. É um dos exemplos apresentados, sobretudo pela exportação que realizam dos seus produtos para os diferentes continentes.
A AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, em colaboração com a Herdade da Figueirinha, organiza uma pequena mostra do Jovem Empresário do Baixo Alentejo.
Face à necessidade imperiosa de promover casos de sucesso e empreendedorismo no Espaço Rural, e tendo por base bons exemplos, com a colaboração das Câmaras Municipais da região apresentam 15 Jovens que se destacam pela sua determinação e pelo seu trabalho, em várias áreas do tecido empresarial.
Assim, neste âmbito surgem pequenos stands, com mostras do que melhor se faz no Baixo Alentejo, ou seja, os visitantes poderão proceder a provas de degustação de produtos regionais típicos, queijos, enchidos, azeite, vinho, chocolate, pão e bolos, mel e compotas. Muitas outras áreas consideradas estratégicas se podem elencar, como calçado, produção de cartuchos, adubos e pesticidas, bem como trabalhos topográficos, entre muitos outros.
É importante sublinhar que grande parte dos Jovens Empresários ora em destaque regressaram ao mundo rural após a obtenção da necessária formação. As novas tecnologias assumem particular importância para os jovens em causa, elementos essenciais para assegurar o desenvolvimento regional, geradores de emprego e responsáveis pela fixação de jovens ao mundo rural.