Documento de Enquadramento
- Bons Exemplos a Visitar

Associação Académica da Universidade do Minho

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) nasceu em 19 de Dezembro de 1977. Foi a segunda associação académica portuguesa a receber o título de instituição de utilidade pública e é hoje uma das maiores do País.

Algumas das actividades que desenvolvem:


Alguns dos projectos apresentados durante a visita do Presidente da República, por ocasião do Roteiro para a Juventude:

Democracia Viva

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Rádio Universitária do Minho (RUM) pretenderam, num ano repleto de actos eleitorais, estimular a discussão sobre o processo democrático e incrementar a participação activa e democrática em estruturas sociais e Organizações Juvenis, nomeadamente nas 20 estruturas Estudantis da Universidade do Minho e Escolas Secundárias da Região.

O objectivo fundamental deste projecto foi dotar os jovens de uma percepção clara sobre a democracia, as Organizações Europeias e de como os jovens se podem envolver, enquanto cidadãos, na construção democrática e em projectos de Programas Europeus de Juventude.

O projecto teve a duração de 7 meses e foi realizado para vinte grupos distintos – cerca de 300 estudantes da Universidade do Minho e 60 estudantes das Escolas Secundárias da Região – que partilharam face a face preocupações e expectativas com 26 decisores políticos de todos os quadrantes ideológicos.

Todo o projecto foi executado e dirigido pela AAUM e pela RUM para as cidades de Braga e Guimarães.

Os debates, workshops e seminários foram moderados por profissionais da RUM e participados por decisores políticos da Região e a nível Nacional, representantes da Agência Nacional de Juventude em Acção e professores da Universidade do Minho, assentando numa estrutura e metodologia de Educação Não-Formal de qualidade, com interacção, diálogo e debate.


Serviço Voluntário Europeu

O Projecto de Serviço de Voluntariado Europeu (EVS) é financiado pela Direcção-Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia, através do Programa Juventude em Acção.

Trata-se de um projecto de mobilidade, que permite a jovens europeus uma experiência de trabalho num pais da União Europeia, tendo como base a Educação não-formal, a aquisição de competências socioculturais e uma consciencialização de responsabilidade social.

O Projecto da RUM teve uma duração de 6 meses e as cinco voluntárias, oriundas de Itália, França, Letónia e Turquia desenvolveram o seu trabalho na área da dinamização cultural e nas áreas de informação da Rádio.

Todas as acções deste projecto tiveram como objectivo principal a valorização e divulgação dos valores altruístas do Voluntariado.

O projecto terminou com avaliação e atribuição do Certificado Europeu – Youth Pass, documento reconhecido pela Comissão Europeia, que certifica competências socioculturais.


Estudo “Custo de Vida e Educação dos Estudantes na Universidade do Minho”

A Associação Académica da Universidade do Minho, com o intuito de conhecer a realidade social dos estudantes e o impacto destes na região, promoveu um Estudo, realizado por uma empresa independente, sobre o Custo de Vida e Educação dos Estudantes da Universidade do Minho (UM).

Na elaboração deste estudo foi utilizada uma amostra de 800 alunos da UM, considerando variáveis como a idade, o curso e escola que frequenta, ano de frequência, se o aluno é ou não deslocado da sua terra natal, se recebe bolsa e qual o seu montante, e despesas, nomeadamente escolares, de habitação, de transporte, de alimentação, entre outras.

A AAUM, através deste estudo, pode caracterizar o perfil dos estudantes da Academia, bem como avaliar o impacto que estes têm na economia da Região, potenciando o seu desenvolvimento.


Iniciativa Solidária “Pintar um Mundo Melhor”

A Associação Académica da Universidade do Minho, no sentido de enfatizar e dar voz à dimensão solidária da Academia e dos Estudantes, lançou um desafio a todos os artistas que pisaram o palco das Monumentais Festas do Enterro da Gata na edição de 2009: “Pintar um Mundo Melhor” foi o mote para que todos os artistas, simbolicamente, pintassem uma tela, cuja receita da venda reverterá inteiramente para uma Instituição de Solidariedade Social da Região de Braga, escolhida pelos Estudantes.

Entre os solidários pintores figuram nomes internacionais e sonantes como os Guano Apes e Orishas ou os portugueses Deolinda, Pedro Abrunhosa, Da Weasel, Xutos e Pontapés, entre muitos outros.


Associações congratuladas pela Iniciativa e que irão receber os donativos na presença do Presidente da República:

A Associação Humanitária Habitat é uma associação de base cristã e ecuménica, fundada em Braga em 1996, inspirada pelo trabalho da Habitat for Humanity International.

A Habitat for Humanity International realiza o seu projecto humanitário através de filiais no mundo inteiro, cada uma delas responsável por todo o trabalho que desenvolve na comunidade onde está inserida. A Associação Humanitária Habitat é uma destas filiais, sendo actualmente a única existente em Portugal, tendo como âmbito de acção o distrito de Braga. Graças ao trabalho voluntário e doações em dinheiro ou em espécie, esta Associação constrói e restaura casas em sistemas de entreajuda com as famílias e os grupos voluntários. Depois de acabadas, as casas são entregues às famílias beneficiárias, mediante o pagamento de uma prestação mensal sem juros e sem lucro. Os pagamentos entram num fundo financeiro rotativo que reverte para a construção de mais casas para famílias necessitadas.

Neste seguimento, a AAUM pretende ajudar na construção deste projecto, para que mais famílias possam beneficiar de condições habitacionais dignas.


A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga nasceu a 3 de Maio de 1974, movida pela necessidade de promover a integração na sociedade do cidadão com deficiência mental, bem como o equilíbrio das suas famílias.

A APPACDM de Braga não tem parado de crescer, acompanhando o crescimento de crianças, jovens e adultos. Depois dos Centros Socioeducativos, vieram os Centros de Actividades Ocupacionais, as valências de Formação Profissional, as Oficinas de Trabalho Protegido e as Oficinas de Produção e, para os mais dependentes e sem retaguarda familiar, os Lares Residenciais.

A Universidade do Minho, ao longo dos últimos anos, tem contribuído para a integração social destes jovens, criando funções que estes possam desempenhar, nomeadamente na manutenção dos jardins do Campus Universitário.

A AAUM reconhece todo o empenho desses jovens e pretende ajudar na continuidade do desenvolvimento das suas capacidades e integração na Academia e Sociedade em geral.


Os Bombeiros Voluntários de Braga são uma entidade reconhecida e de grande referência na cidade, sendo responsáveis pela grande maioria das operações de socorro na região de Braga.

Tendo em conta que o seu financiamento depende exclusivamente de Associações Humanitárias de âmbito local, de peditórios à população, de subsídios públicos e do desenvolvimento de actividades, a AAUM não poderia ficar indiferente às suas dificuldades.

Esta é uma Instituição parceira da AAUM, que ao longo dos últimos anos se tem aliado às inúmeras actividades de cariz cultural, recreativo e desportivo, desenvolvidas pelos estudantes e que, portanto, se revela merecedora de uma atenção especial por todo o seu trabalho desenvolvido em prol dos jovens da Academia Minhota.

 

<- Anterior | Seguinte ->